Consulta

sábado, 17 de agosto de 2019

Sites e blogs registram para o América 'troféu' inexistente


A mentira de um título procurado e não encontrado

José Vanilson Julião

Depois da confirmação em cima de dados concretos – de que o maior artilheiro do América Futebol Clube é o falecido atacante paraibano Rivaldo de Oliveira Paula (Saquinho) e não o cearense Hélio das Chagas Nascimento (Helinho) – o blog “descobre” mais uma mentira repetida a exaustão: a de que o alvirrubro da capital potiguar é campeão de um torneio regional realizado em São Luís, capital maranhense, em 1950.

O repórter consultou pelo menos umas três vezes em igual número de fontes – jornais impressos -, vasculhou na internet e nada encontra sobre essa suposta conquista americana. Tampouco consegue detectar de onde parte a mal contada história, porém suspeita que a confusão possa ter sido originada de alguma publicação patrocinada pela a agremiação a partir dos anos 70.

O redator acredita que o erro não tenha sido proposital, entretanto a repetição, inclusive em sites e blog fora do Rio Grande do Norte, tenha “perpetuada” o engano deste “Torneio Quadrangular do Maranhão”

A rigor somente é encontrado um torneio acontecido naquela cidade, em 1948, vencido pelo rubro-negro Moto local contra times da Região Norte.

Na verdade o clube América, em abril de 50, venceu o Torneio Fantasmas do Norte, na capital potiguar, em homenagem ao selecionado potiguar que eliminara Ceará, Paraíba e Pernambuco e decide com a Bahia uma fase do campeonato brasileiro de Seleções (1934). No torneio doméstico, dias 16 e 20, o alvirrubro vence o ABC (4 x 2 e 1 x 0).

E o Torneio Quadrangular de Natal. O segundo evento amistoso que contou com a participação de representação interestadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário