Consulta

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Craque famoso do América primeiro foi do ABC


José Vanilson Julião

Ao contrário do que se dizia até bem pouco e a partir das informações levantadas pelo repórter, o falecido jogador Renato Teixeira da Mota, o ‘Neném’, provavelmente oriundo de Recife, capital pernambucana, e não da cidade paulista de Jacareí, teria sido primeiro agregado ao ABC e somente depois fora incorporado ao elenco do América.

Repórter se baseia no fato de que ele não poderia disputar uma competição por dois clubes ao mesmo tempo. E para embasar a tese o apelido dele consta na escalação alvinegra campeã no segundo título consecutivo no final da década de 20: Jonatas, Zé Eloy, Dorcelino, Mário Crise, Hermes, Ubá, Rodolfo, Cabo João, Neném, Arthur e Augusto.

Outra questão fundamental é que o campeonato estadual aconteceu no segundo semestre. Portanto após a participação dele como autor de um dos quatro gols na vitória do Sport Recife sobre o clube Elvira (Jacareí). No primeiro semestre. Em abril.

Na postagem anterior também há a informação de que o falecido atleta participa naquele mesmo semestre, após a competição local, de excursão abecedista para enfrentar clubes de Fortaleza.

Outra questão importante é que Renato Teixeira somente vem aparecer no quadro principal americano na formação campeã de 1931, o segundo consecutivo, depois de quebrar a seqüência do rival no ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário