Consulta

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Fundador do ABC funda dois alvinegros no interior (V)

Humaitá, alvo e anil, é o primeiro clube mossoroense oficialmente organizado em 1919

Arte: jornalista Sérgio Melo/História do Futebol
JOSÉ VANILSON JULIÃO

Depois do casamento com senhorinha Stella Soares de Miranda o viajado natalense Sólon Rufino Aranha aparece na seção “Várias Notícias” do semanário O Mossoroense (24/7/2020) sobre a presença na cidade.

Nas edições de O Mossoroense na Biblioteca Nacional Digital não encontro a data tradicional da fundação do Ypiranga (12/setembro/1920) da sede municipal e nada que confirme a continuidade do similar do distrito de Areia Branca

Primeira diretoria: padre Manoel da Costa (presidente), Solon Aranha (vice), João Felipe de Oliveira (secretário), Alfredo de Souza Melo (orador); José Rauphanas Cavalcanti (tesoureiro) e Bonifácio Costa (diretor de esporte).

Fontes apontam o primeiro jogo diante do Humaitá (15/11/1920) com vitória por 2x0. Mas na seção “Várias Notícias” (4/12/2020) o achado é a nota sobre a exposição nas vitrines do “Atelier Escossia” (empreendimento familiar onde é impresso o tradicional jornal vindo do tempo do Império):

- Um belíssimo busto de Rio Branco, oferecido pelo sportman natalense Enéas Almeida para ser entregue ao clube vencedor do match oficial (Humaitá x Ypiranga). Na edição de 1 de janeiro aparece em outra nota de assunto não identificado (mesma data anunciado para o jogo).

Na edição 616 (29/1/2021) aparece a partida como sendo do domingo anterior. É notícia de primeira página: FOOT-BALL. Primeiro tempo termina 1 a 0 – gol do atacante Bonifácio Costa para o alvinegro. No tempo complementar Costinha empata para o azul Humaitá. E Luiz Pinto vira para o delírio da torcida.

Enéas Almeida entregue o “troféu” do barão e o poeta Edinor Avelino faz a saudação. O redator esportivo, identificado como “Sportine”, escala o time campeão: Gondim, Toni, Bitú, Lua, Leite, Lauro, Moreno, Mavignier (negrito nosso e prestem atenção neste sobrenome), Costinha, Pinto e Bitóca.

 

FONTES/IMAGENS

O Mossoroense

História do Futebol

Acervo: Walter Fonseca Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário