Consulta

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

O pouco conhecido treinador do Alecrim Futebol Clube

Alecrim (1975): Pimentel (ou Batata), Aurílio, Ivan Xavier, Batista, Ticão, Carlão, Marcos Pitoco, Marcos Pintado, Tiquinho, Lambari e Edmilson

Scala com Joilson Santana

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Na pesquisa para apanhar informações sobre o presidente do Alecrim, o industrial e empresário Gabriel Sucar, um dos quatro dirigentes da fotografia original com o coronel João José Pinheiro Veiga, o médico-psiquiatra Severino Lopes da Silva, e o empresário Wober Lopes Pinheiro, o repórter acaba verificando a existência de um treinador alviverde com apenas três partidas oficiais no currículo.

Até o experiente redator manjado no assunto de levantamentos de personagens do futebol ficou um pouco surpreso, pois não se lembrava deste técnico vindo do Rio de Janeiro para o Alecrim no começo da temporada de 1975, tendo permanecido o suficiente para comandar o elenco em três partidas na primeira fase (Grupo A) da quinta Taça Cidade de Natal, a quarta seguida conquistada pelo América/RN.

Segundo a imprensa Nerval Souza Pires foi uma indicação do professor Ernesto Santos, um português radicado no Brasil e “olheiro” do selecionado verde e amarelo em campanha de três campeonatos mundiais (1958, 1962 e 1966). O indicado teria treinado o Tuna Luso e o Sport Belém, ambos do Estado do Pará, de onde seria natural, a depender do aparecimento numa competição de natação infantil (1951).

Ele permanece no comando do elenco alviverde a partir da segunda quinzena de janeiro, mas é demitido no começo de março, quando assume o ex-zagueiro americano Luiz Carlos Scala Loureiro, que, na ocasião, trabalhava na corretora de imóveis Costa Azul, com escritório na sala 207, no Edifício Barão do Rio Branco, no bairro da Cidade Alta (Centro).

O preparador Nerval Souza Pires orienta os jogadores nos seguintes jogos: 2 x 0 Ferroviário (19/2), 1 x 1 ABC (24/2) e 2 x 0 Racing (26/2), das Rocas, convidado especial para participar da competição de abertura da temporada que antecedia o campeonato estadual. O tricolor do bairro da Zona Leste havia participado pela primeira vez de uma competição de elite em 1969, quando derrota o ABC (3 x 0).

A contratação do Scala, antigo atleta do Internacional de Porto Alegre, acontece na administração do presidente esmeraldino Gabriel Sucar, eleito no final do ano anterior como sucessor do advogado Ítalo Pinheiro, que havia assumido após uma junta governativa.

 

FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

O Liberal

Tribuna do Norte

Anotando Futebol

Arquivos de Futebol do Brasil

Blog Zé Duarte

No Ataque

Acervo: José Ribamar Cavalcante

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário