Consulta

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

O esquisito fetiche dos políticos de Cerro-Corá/RN


José Vanilson Julião

Repórter

FETICHE (Substantivo masculino): - Objeto a que é prestada adoração ou é considerado como tendo poderes sobrenaturais.

Bem que a explicação do dicionário da língua portuguesa pode cair muito bem em certos políticos com cargos eletivos no município de Cerro-Corá (Região do Seridó).

O caso da mania por certos mecanismos ou tecnologias ao que parecer voltou a ser motivo de publicidade, agora oficial, pela Prefeitura da cidade a 190 quilômetros da capital potiguar.

A explicação sem pé, sem cabeça e ridícula
do prefeito cerro-coraense Maciel Freire

A administração atual está querendo impor, ilegitamamente, uma adoração pela máquina de costura e uma torre de energia eólica, como símbolos históricos da municipalidade.

Em folder ou cartaz divulgado recentemente pela rede, em comemoração aos 72 anos da emancipação territorial e administrativa de Currais Novos, a Prefeitura manda brasa.

Além do Brasão do Município o cartaz trás abaixo, em uma linha, uma máquina de costura e uma torre de eólica.

Lado a lado com desenhos representativos do “cruzeiro” da cidade e das pinturas rupestres milenares. E aí sim, autenticamente ligadas a história do município desde a pré-história.

Assim como o “capucho” do algodão, cultura agrícola tradicional e centenária. Legitima lembrança.

O prefeito Maciel Freire, ao que parece, gosta de imitar a lambança de alguns vereadores, tempos atrás. Mas não tão distante, que queriam incluir os instrumentos no Brasão.

Só faltou ao alcaide escolher e colocar as marcas de alguma máquina de costura: Singer, Elgin ou Vigorelli. Ridícula a iniciativa do Poder Executivo municipal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário