Consulta

domingo, 28 de dezembro de 2025

O aparecimento do Sport Club Natalense (FINAL)

Os soldados guarnecem a casa do deputado federal Alberto Roselli logo após a Intentona Comunista (novembro/1935). A residência ficava na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua João Pessoa, no bairro da Cidade Alta (Centro). O quarteirão é ocupado, desde 1974, pelo antigo prédio do Hotel Ducal. A rara imagem faz parte do acervo de João Gothardo Dantas Emerenciano ("Natal não há tal").

JOSÉ VANILSON JULIÃO

São encontrados os registros de pelo menos as duas últimas corridas de cavalo no "prado" da Praça Pedro em 1909.

Organizadas pelo “Sport Clube Natalense” a primeira corrida do ano acontece no domingo, 7 de fevereiro. Com cobertura do jornal Diário do Natal.

Pertencia ao Coronel Elias Souto. Era redator-chefe o bacharel Augusto Leopoldo Raposo da Câmara e redator-secretário Vital Cavalcanti.

- A concorrência foi grande não só de senhoras e senhorinhas, como de cavalheiros. O jogo de poules (apostas) estava muito animado.

E segue: “Tocou durante as corridas a banda de música do Batalhão de Segurança.” Finaliza com o resultado dos cinco páreos.

O periódico (antigo O Nortista) – o segundo com este nome é ligado ao Partido Republicano – informa a última corrida (domingo – 15/11).

Registre-se que um outro Sport Club Natalense havia aparecido em 12 de outubro de 1904 para a prática do futebol. Em ação dos irmãos Pedrosa. Não durou muito.

Alberto Roselli, um dos incentivadores das corridas, em 1910 se envolve de corpo e alma no surgimento do Natal Futebol Clube, de camisa rubra, dedicada somente ao futebol.

O NFC faz o primeiro clássico com o Potyguar Futebol, clube de camisa cinza, organizado em seguida, pelo dentista Nizario Gurgel, pai do jornalista Romildo Gurgel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário