Consulta

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

A controversa participação do presidente no Alecrim (II)

As garotas da faixa preta são do ABC; as meninas da faixa de duas cores mais claras são do Centro Esportivo Natalense. Neste "bololô" se encontra a "senhorinha" Jandira Carvalho, futura esposa do presidente da República, o advogado provisionado e político potiguar João Campos Café Filho

Jandira Café: primeira-dama

A IMPRENSA NÃO CONTOU...?

Arthur Pierre dos Santos Medeiros

(colunista semanal)

 

As equipes femininas do ABC e Centro Esportivo Natalense praticam handebol!

 

- Não há registros, mas, provavelmente, João Café Filho foi fundador do Centro Sportivo Natalense e não do Alecrim.

Segundo o jornal A Imprensa (18/7/1918) Café foi eleito diretor de esportes da primeira diretoria do clube da Rua Santo Antônio (Cidade Alta).

No cargo, junto com o ABC FC, promove uma partida de handebol (não futebol como mencionam) entre as equipes femininas dois clubes em outubro de 1919.

Na oportunidade a equipe tricolor venceu a alvinegra pelo placar de 12 a 0. No time "Assis Bandeira" do Sportivo estava uma senhorita chamada Jandira Carvalho de Oliveira, que veio a ser a esposa de Café Filho e a primeira-dama do Brasil.

Também não há registros que Café tenha atuado como goleiro pelo Alecrim. Um dos poucos registros do time do Alecrim dessa época é do Diário de Pernambuco (15/6/1918), que traz Ricardo como goleiro do Alecrim.

A edição do jornal A República (9/6/1918) também traz o mesmo nome como arqueiro da equipe do Alecrim.

João Café Filho também não aparece como goleiro do Centro. A primeira escalação oficial para um jogo do tricolor também foi registrada pelo impresso recifense (24/8/1918).

A confusão pode ser explicada pelo escritor Luís da Câmara Cascudo no semanário dominical O Poti (267 - 17/6/1955), por ocasião das comemorações dos 40 anos do América, de que Café defendeu as redes de outra equipe.

Justamente aquele caso do jogo com a maior goleada americana, entra as cinco do Brasil, sobre o Atheneu Norte-rio-grandense, 22 a 0 (a maior: Botafogo de Futebol e Regatas 24 x 0 Mangueira).

Café havia sofrido seis gols, sendo substituído pelo coleguinha identificado como Pita (Joaquim Lustosa Pita). O pesquisador José Procópio Filgueiras Neto aponta Napoleão Ferreira como autor de 11 gols.


NOTA DA REDAÇÃO: a primeira parte do conteúdo exclusivo está publicada no sábado (22/11/2025). Sugere-se a leitura para melhor compreensão da sequência do competente pesquisador responsável pelo espaço.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário