Consulta

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cuiabá é o segundo time que o América de Natal enfrenta, de forma inédita, pela Série C e demais divisões

Além do Águia de Marabá, no Estado do Pará (Região Norte), a quem o América enfrenta pela primeira vez neste domingo (fora), pela Série C e demais divisões do campeonato brasileiro, o segundo time com que o clube potiguar atua de forma inédita, na oitava rodada e na segunda semana de julho, é o Cuiabá Esporte Clube, da capital do Mato Grosso (Centro-Oeste).
O clube foi fundado em 10 de dezembro de 2001, pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffolli (‘Gaúcho’), que atuou primeiro no Palmeiras e depois Flamengo. O início aconteceu com as categorias de base, disputando campeonatos regionais e nacionais. Em 2003 veio o profissionalismo, sendo bicampeão estadual nos dois primeiros anos (2003 e 2004).
O brasão é baseado no obelisco do centro geodésico da cidade (no coração da América do Sul), que está localizado na Praça Pascoal Moreira Cabral, que fica na Rua Barão de Melgaço, e que era conhecida como Campo d'Ourique, lugar antigamente utilizado para touradas e manifestações religiosas.
Por estar em uma localidade central, foi construída a Assembleia Legislativa, posteriormente sendo substituída pela Câmara Municipal de Cuiabá. Uma estrutura de mármore com pouco mais de 20 metros de altura construída pelo artesão Júlio Caetano demarca o local exato do centro geodésico da América do Sul. A peça relembra a delimitação geográfica medida pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em 1909.
O Cuiabá chega à final do Estadual contra o Barra do Garças. O jogo aconteceu no Estádio José Fragelli (Verdão) com mais de 10 mil espectadores.
Ainda em 2003, participa da série C e ficou em primeiro lugar do grupo na primeira fase. Na segunda ganhou do Palmas (Tocantins) fora de casa e na volta, no tempo regulamentar, perdeu pelo mesmo placar, fato que levou a disputa aos pênaltis onde a equipe foi eliminada.
Em 2004, contra o União (Rondonópolis/MT), no Estádio Luthero Lopes, com mais de 18 mil pessoas chega ao bi. A equipe também foi vice-campeã da Copa Mato Grosso.

Licenciamento
Com o excesso de desmandos da Federação e alegando falta de recursos para continuar o projeto em virtude da não renovação do contrato com o patrocinador, o Cuiabá anuncia o licenciamento em 2006.
Em 2009 retorna e disputa a segunda divisão e conquistando o vice-campeonato.
Nesse mesmo ano a agremiação também chegou ao vice-campeonato da Copa Governador, título este finalmente conquistado em 2010, após vitórias de 2 a 0 e 3 a 1 sobre o Operário de Várzea Grande (Grande Cuiabá).
O clube é presidido pelos irmãos Dresch, proprietários de uma indústria de borrachas, que adquiriram as ações do clube-empresa e resolveram reerguer a agremiação. A Drebor também é a patrocinadora principal do clube.
Para 2010, o nome escolhido para comandar o Cuiabá foi o do técnico Ary Marques e conquistou o terceiro título mato-grossense, no ano de 2011, desbancando novamente o Barra do Garças na final.
Em 2011 disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e consegue o acesso para a Série C de 2012 após vencer os dois jogos das quartas-de-final contra o Independente de Tucuruí/PA, por 2 a 0 e 4 a 2.
Apesar do vice-campeonato mato-grossense em 2012, perdendo para o Luverdens,e nos pênaltis, em pleno estádio Dutra, o Cuiabá chegou ao tetra, desbancando o rival Mixto em 2013. Na ocasião o técnico Ary Marques venceu o técnico Cláudio Adão.
Em 2014 o ‘Dourado’ (apelido do clube) devolveu ao Luverdense a derrota de 2012, vencendo a equipe do ‘nortão’ por 1 a 0, no Dutrinha, pelo mesmo escore no Passo das Emas, conquistando o pentacampeonato estadual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário