Consulta

quinta-feira, 7 de março de 2019

"Foco Nordeste" opina sobre 'barrigada' do comentarista Pedro Neto


Com o título "Erramos e pedimos desculpas", o jornal Tribuna do Norte trata do erro do comentarista esportivo Pedro Neto cometido na edição impressa desta quinta-feira (28), quando em sua notícia de absoluta futurologia afirma que o jogo Potiguar de Mossoró X América ocorreu e que o time rubro jogou mal. A partida, que seria realizada ontem (27), em Mossoró, ficou para esta quinta-feira, às 15h, no estádio Leonardo Nogueira. O adiamento se deu por motivo de queda de energia elétrica no estádio e em suas proximidades.
A gafe de Pedro Neto, abordado no "Erramos e pedimos desculpas" da Tribuna do Norte, que também falhou ao não fazer uma boa checagem das informações e notícias que estavam indo para a impressão na sua 15ª página, representa mais um indicativo de como as coisas tem mudado no mundo da tecnologia e da comunicação em tempo real, abrangente e de caráter universal.
Pedro Neto, certamente escreveu sua coluna com antecedência e sem saber do resultado do jogo, muito menos dos acontecimentos dentro e fora do gramado no Leonardo Nogueira, o que ele podia deduzir era que um time, o América, que vem jogando mal nas últimas partidas, não iria aprender a jogar bem de uma hora para outra. Apressado, Pedro Neto fez suas deduções e escreveu a "notícia" em sua coluna e o jornal engoliu a bobagem. Não se sabe se ele teve tempo de retificar a notícia de "futuro" antes de o jornal ser rodado na gráfica.
A questão é que não dá de forma alguma para crucificar o comentarista Pedro Neto de forma individual e sem levar em consideração os tempos que estão sendo vividos. A alta tecnologia, que veio para ficar e para reinar e independente da vontade de poderosos ou padrões hipotéticos e tupiniquins de qualidade, requer por parte dos profissionais comunicadores dos veículos tradicionais (esses em plena decadência) o esforço de uma onipresença impossível.
O tempo real das redes sociais e das grandes estruturas da internet (essas sim poderosas, gigantescas e dominantes) exige dos profissionais de mídia e também de todos os que as usam o cuidado no manuseio e na utilização de seu conteúdo. Várias gafes calamitosas estão sendo cometidas pelo mundo afora e nem o Rio Grande do Norte, nem o Brasil são exceções.
Fica a lição para Pedro Neto, para a Tribuna do Norte, para InterTV Cabugi (vacilante ultimamente) e para o Jornal Nacional da Rede Globo (que também caiu do cavalo nos últimos dias), de que a informação precisa ser dada se sabendo que ela será acompanhada e avaliada em tempo real e em cenário de permanente retorno por parte de quem a recebe (um público cada vez maior e mais universal), e que o jornal impresso é ainda mais vulnerável já que o que está escrito lá não sai mais de jeito nenhum.

NOTA: ESTE BLOG FOI UM DOS DOIS ÚNICOS A TOCAR NO ASSUNTO DA GAFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário