Consulta

terça-feira, 13 de abril de 2021

A primeira temporada do Cabo Branco na capital potiguar

Sede do Cabo Branco na atualidade, em João Pessoa (PB)
 

Clube alvirrubro da capital paraibana enfrenta duas vezes o ABC

José Vanilson Julião

Cinco anos após a fundação o time da então Paraíba do Norte, atual João Pessoa, excursiona ao RN para jogar contra o alvinegro no mesmo campo em que foi construído o Estádio Juvenal Lamartine, inaugurado oito anos depois com uma terceira partida entre ambos.

As primeiras partidas aconteceram no domingo (25/7/1920) e na segunda-feira (26) com vitória do “team” abecedista (5 x 2) e um empate (2 x 2) com o elenco “misto”. O curioso é que o placar da derrota do visitante é repetido no enfrentamento de abertura do estadinho do bairro do Tirol em 12 de outubro de 1928, com o primeiro gol feito pelo jogador Deão (ABC).

Os jogos daquele início de semana foram alvo de amplo noticiário, para os padrões da época, em A IMPRENSA (1914/37), pertencente ao coronel (Batalhão de Segurança, Força Pública e atual Polícia Militar) e comerciante Francisco Justiniano de Oliveira Cascudo (1863 – 1935), pai do jornalista, advogado, historiador, folclorista e escritor Luís da Câmara Cascudo (30/12/1898 – 30/7/1986).

O jornal não dá as escalações, mas alguns atletas são citados, inclusive os autores dos gols do último embate e o desfalque no elenco norte-rio-grandense do tenente Aníbal Leite Ribeiro, por sinal presidente do alvinegro Centro Náutico Potengi, agremiação dedicada ao remo e fundada cinco anos antes (novembro/1915), antes do rival rubro-negro Sport Club Natal.

O primeiro embate ocorreu dentro da normalidade, mas o seguinte é encerrado antes do fim do segundo tempo, em comum acordo dos dirigentes das representações em campo, após incidentes não detalhados pela reportagem. Os resultados das disputas foram noticiados pelo correspondente local dias depois no DIÁRIO DE PERNAMBUCO.

Sede do Cabo Branca nos anos 50
SURGIMENTO

O Esporte Clube Cabo Branco foi criado por um grupo de jovens no bairro do Altiplano (13/12/1915), sendo um dos fundadores de duas três primeiras ligas (LDP e LEP). Ao todo são dez títulos estaduais: 15, 18, 20, 24, 26, 27, 29, 31, 32 e 34. Licenciou-se em 1943 para não mais voltar. Atualmente é clube social e esportivo amador com ampla sede no bairro Miramar: Rua Coronel Souza Lemos, 167.

Foi o primeiro levantador da taça na terceira organização e maior campeão antes do surgimento do Botafogo pessoense (1931 – 30 canecos) e da dupla de Campina Grande, Campinense (1915 – 20), a partir da segunda metade dos anos 50, e Treze (1925 – 16). E ainda tem quatro campeonatos a mais do que o também alvirrubro Auto Esporte (1936) da capital, sendo, portanto, o quarto maior em número de troféus.

Com cinco títulos abaixo clubes pioneiros desde a liga inicial (1908/18) vários times, entre eles extintos – Paraíba (dois com estes nomes), Palmeiras, Pytaguares,  Red Cross e América de João Pessoa –ou em atividade, como o Souza, Confiança/Sapé e Atlético/Cajazeiras.

FONTES

Tribuna do Norte

Campeões do Futebol

Bola na Área

Diário de Pernambuco

Guia do Esporte

Jogos Perdidos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário