Consulta

sábado, 11 de maio de 2024

O garoto do "Placar" fã incondicional do "Gringo" (IX)

O descendente de espanhol Antonio Cardona, o "Gringo" do rival alvinegro, no elenco campeão carioca de 1934

Vasco da Gama também teve jogador com o mesmo apelido primeiro que o Flamengo

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O médio A. Cardona

No começo dos anos 30, ainda na era do amadorismo marrom e em vias de implantação do profissionalismo, não era raro clubes de menor expressão ter nas fileiras dois ou três atletas com o apelido “Gringo”.

Até mesmo um boleiro com alcunha idêntica e também sem a identificação pelo nome de batismo desfilava no gramado suburbano de Campo Grande (zona rural da metrópole carioca). Atesta o "Jornal dos Sports".

Porém um dos quatro grandes clubes cariocas também tinha no elenco um jogador com este apelido. Antes mesmo do Clube de Regatas Flamengo contar com o atacante sergipano Orisvaldo dos Santos.

O médio Antônio Cardona (Rio de Janeiro, 16/7/1908) começa no segundo quadro da agremiação da Colina e permanece no elenco do time principal, sendo campeão do Torneio Início (1931) e Carioca (1934).

Em 1937 é transferido para o Madureira. Pelo Tricolor Suburbano participa de uma excursão a Salvador, capital baiana.

O atacante nordestino do rubro-negro fez 64 gols entre 1947/52, o carioca “Gringo”, chamado assim provavelmente pela origem espanhola, também fez seus golzinhos: 12 (ou 13 segundo fonte diversa).

Agora o jornalista José Maria de Aquino, o garoto da PLACAR, provocador involuntário da série, certamente terá que escolher com qual dos “gringos” vai azucrinar a vida do amigo Youssef Damian, o “Sefinho”.

 

FONTES/IMAGENS

Jornal dos Sports

Álbum do Vasco da Gama

História do Futebol

Memória Vascaína

NetVasco

O Gol

Super Vasco

Súmulas Tchê

Vasco Campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário