Consulta

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Do rubro-anil Bonsucesso do Rio para o ABC (III)

Eunápio no “Cesso” (1941): “O Globo Esportivo” (9/5/1941) – Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

José Vanilson Julião

A imagem do subtítulo acima

O roteiro esportivo e a atividade militar do futebolista vindo do Bonsucesso do Rio de Janeiro para o ABC de Natal é delineado pela cobertura do diário vespertino católico "A Ordem".

Primeiro o nome de Murilo Moreira Lins aparece na publicação do expediente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) na edição da quarta-feira (11 de julho de 1945).

Com prazo de inscrição de um ano no alvinegro da capital potiguar ele aparece logo em seguida, 15 dias depois (quinta-feira, 26), como um dos atletas representantes do clube numa corrida de pedestrianismo.

Na mesma semana é admitido como árbitro pelo ato "74" (sábado 28/7) assinado pelo presidente FNF, capitão Fernando Correia Leitão, antes do antigo colega, Eunápio Gouveia de Queiroz virar soprador de apito.

Em 22 de janeiro de 1946, quando o segundo sargento do Exército Murilo Moreira Lins pede baixa da corporação militar para retornar do Rio de Janeiro, comparece a redação do jornal católico "A Ordem".

A visita de cortesia e despedida merece uma reportagem misto de comentário de quatro colunas (sem fotografia: era comum naquele tempo pela dificuldade gráfica, de maquinaria e material importado apropriado).

E não poderia ser diferente a concessão de destaque ao atleta. O principal redator da página esportiva do vespertino do Centro de Imprensa é o principal personagem da cidade ligado ao ABC: Vicente Farache Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário