Consulta

domingo, 17 de agosto de 2025

Pai do senador goleiro do Centro Esportivo Natalense (III)

O paraibano Idalino (segundo agachado) e França (circulado de verde) no Ceará

IDALINO

JOTA VALDECI

ESPECIAL

Pela Zona Nordeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais dois jogos foram programados (domingo 8/12).

Em Fortaleza o Ceará venceu o Rio Grande do Norte (10 a 0), sete gols de França (jogador do Fortaleza) e três de Idalino (do extinto Tramways).

O artilheiro Raimundo Araújo França (Maracanaú, 16/1/1918 – Fortaleza, 5/1/2013), fez carreira mais longeva no Fortaleza, com breve estadia de dois anos no rival Ceará. Também passou com sucesso no futebol amazonense (Rio Negro/Manaus).

É o oitavo maior artilheiro do Leão do Pici (68). Foi cinco vezes goleador do campeonato cearense: três pelo tricolor (40 e 46/47) e duas pelo alvinegro (41/42). 67 gols somados com média 1,5 gols em 37 jogos.

José Ramos de Oliveira (Campina Grande, 1917), o “Idalino”, fez carreira no Tramways/CE, Ceará, Fortaleza, Flamengo/CE e Penarol/CE.

Anos depois (1950), aposentado dos gramados, se envolve com um duplo assassinato, comerciantes paraibanos, para roubar um carro! Solto condicional em 1968. Some do mapa!

No Estádio da Ilha do Retiro (Recife) Pernambuco despachou a Paraíba (3 a 1), China (Santa Cruz) e Sidinho I (também tricolor), duas vezes, e Nequinho (Treze de Campina Grande) desconta.

Classificadas as seleções de Pernambuco e do Ceará se enfrentaram na Ilha do Retiro e o selecionado local segue para as semifinais (pulando a segunda fase) ao vencerem (2 a 1), Plínio (Sport) e Pinhegas (América) e França (Fortaleza).

 

FONTES

Arquivos do Futebol Brasileiro

Blog do Marcão

Ceará Sporting Clube História e Dados (Mauro Bastos)

Esportelândia

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Fortaleza Nobre

Futebol de Goyaz

Futebol Nacional

História do Futebol

Jornal do Comércio do Ceará

Minha Torcida

O Gol

O Estado

Súmulas Tchê

Vovôpedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário