Consulta

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

O primeiro presidente do Alecrim era pernambucano? (FINAL)

Coronel Solon Andrade, primeiro sentado, foi delegado em Mossoró no ano de 1936

Médico Cláudio Gil Soares
de Araújo fala do pai e da
mãe Dina Lemos Soares de
Araújo em depoimento
para a Academia no Rio

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Filho e neto, respectivamente, dos desembargadores Antônio Soares de Araújo e Vicente Simões de Lemos, o magistrado Gil Soares de Araújo é, portanto, primo legítimo e de primeiro grau, pelas mães irmãs, de Lauro Cândido de Medeiros.

Com texto de Jorge Batista e fotografias do gaúcho Clóvis Santos o semanário O Poti (domingo - 3/3/1974) publica reportagem que menciona Lauro Medeiros e o Cinema São Pedro, "O Palácio Encantado do Alecrim", instalado em 1931 e desativado nos anos 60.

O médico Cláudio Gil Soares de Araújo, filho de Gil Soares, em depoimento diz que o pai era torcedor do América de Natal, pelo qual também jogou nos quadros secundários na segunda metade dos anos 20.

Além de ter participado da dissidência americana, ao lado de Renato dos Guimarães Wanderley e o paraense Rodolfo Barradas, que resulta no surgimento temporário do Paysandu, o bicolor local clone do clube de Belém, a capital do estado da Região Norte.

A importância de Gil Soares tem como pano de fundo artigos publicados na imprensa potiguar nos anos 80, nos quais ele aponta detalhes do pioneirismo do futebol local como testemunha ocular da história.

Pois morou na meninice e na pré-adolescência no sítio pertencente ao tio afim, Cândido Henrique de Medeiros, o pai do Lauro e Humberto, fundadores do esmeraldino, na casa do futuro coronel Solon Andrade de Araújo.

 

FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Assessorn

Brechando

Carlos Roberto de Miranda Gomes

Fundação José Augusto

Jornal Zona Sul

Natal de Ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário