Consulta

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

O primeiro presidente alecrinense era pernambucano? (I)

Primeira imagem do Alecrim é de 1925. Portanto após a fusão com um time desconhecido. Após o Centro Esportivo Natalense, fruto desta união, entrar em estado vegetativo a partir de 1922 e ressurgir em 1939 para virar Atlético

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O empresário Lauro Cândido de Medeiros (1898 - 1945) é um dos fundadores e considerado o primeiro presidente do então tricolor e depois alviverde Alecrim Futebol Clube, oficialmente de 15 de agosto de 1915.

Ele também está na história da agremiação esmeraldina com um dos condutores da fusão com um tal de Flamengo que resulta no surgimento do Centro Esportivo Natalense, transformado em Clube Atlético Potiguar.

Oficialmente, conforme a maioria das fontes secundárias e terciárias – imprensa, sites e blogs – o CEN é de 4 de junho do referido ano - enquanto após a reorganização em 1939/40 muda para o rubro-negro CAP em maio de 1941.

Entretanto, recentemente, o pesquisador potiguar Arthur Pierre dos Santos Medeiros, advoga que o tricolor Centro "Sportivo" tem a data correta da fundação como 1/6, um sábado.

De acordo com notícia do jornal A Imprensa (na edição de começo de semana), pertencente ao Coronel Francisco da Câmara Cascudo, o pai do folclorista, advogado, jornalista e escritor Luís da Câmara Cascudo.

O redator até concorda, pois já havia visto no Diário de Pernambuco (sábado - 6/6/1918) telegrama do correspondente potiguar (datado dia 4), na costumeira seção “O Diário no Rio Grande do Norte”, sobre o aparecimento do Centro.

Dias depois o ABC, América e o Centro fundam a segunda liga esportiva local para organizar no segundo semestre o primeiro campeonato, não concluído por causa da gripe espanhola ou Influenza.

A seguir a motivação para “descobrir” a naturalidade de Lauro Cândido de Medeiros e a fonte reveladora da inédita informação do personagem que também está na história da capital potiguar por outros envolvimentos, inclusive na área cultural, na cidade adotiva.

 

FONTES

A Ordem

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

Tribuna do Norte

Alecrim FC

História do Futebol

Jornal da Grande Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário