Consulta

domingo, 23 de novembro de 2025

Goleiro "Biro" campeão pelo selecionado de Quixadá (II)

O selecionado de Limoeiro do Norte/CE (1957/58) com "Bececê" na ponta-esquerda

José P Barroso

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A notícia veiculada no Diário de Natal (terça-feira – 21 de janeiro de 1964) – sobre o título do selecionado de Quixadá – foi o ponto de partida para se chegar a mais detalhes interessantes e importantes sobre a participação dos jogadores potiguares, o goleiro Severino Alves, o “Biro”, e o zagueiro “Chicão”, de nome completo não identificado.

Com a confirmação do arqueiro “Biro”, com passagem pelo rubro-negro Clube Atlético Potiguar (CAP, e do aspirante do ABC, “Chicão”, no elenco campeão da cidade do interior cearense, ficou mais fácil conseguir maiores informações sobre a campanha da seleção de Quixadá.

Sobre a competição amadora intermunicipal a mesma já era do conhecimento do redator, pois havia sido citada em uma inédita série de reportagens sobre o ponta-esquerda mossoroense José Gervásio Pires, o “Bececê”, que começou no Ferroviário de Mossoró e fez sucesso no Fortaleza e no Palmeiras.

Campeões com o "caneco" após 60 anos

BCC – como também é grafado pelos repórteres – havia participado de um amistoso do tricolor mossoroense contra o América em Natal (1956) e no ano seguinte aparece como campeão do torneio intermunicipal cearense pelo selecionado de Limoeiro do Norte, quando chama atenção da cartolagem da capital e acaba contratado pelo Tricolor do Pici.

A final da sexta “Copa do Sertão”, como também é chamada a competição, ocorre em 5 de janeiro de 1958, com o resultado Limoeiro 2 x 0 Caucaia, gols de Chico Limoeiro e BCC. Os invictos limoeirenses levam para casa a Taça Senador José Parsifal Barroso (Fortaleza, 1913 – 1986), eleito governador em 1959.

60 anos depois da promoção da quilométrica Associação dos Cronistas Profissionais do Estado do

BCC e a grande taça

Ceará (APCDEP) o comentarista Paulo Noronha organiza homenagem aos campeões (18/1/2008), quando comparecem 14 atletas, sendo lembrados em memória outros cinco. Os homenageados foram agraciados com a Comenda Irapuan Feitosa.

O torneio intermunicipal começou a ser disputado em 1940 com o apoio e promoção da Associação dos Cronistas Esportivos cearenses. Até 2014, com algumas interrupções e alternâncias de dois anos para a realização alcança 40 competições. Outras sete competições, denominadas "Copa dos Campeões", aconteceram em paralelo.

16 seleções foram campeãs uma vez. Outras dez levantam o "caneco" duas vezes cada. E apenas uma, o selecionado de Maranguape, seis vezes: três títulos consecutivos (1993/95), mais 86 e 84, e o primeiro em 1940!

Nenhum comentário:

Postar um comentário