Consulta

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Goleiro "Biro" campeão pelo selecionado de Quixadá (V)

Blog Zé Duarte se equivoca: Quixadá Futebol Clube é fundado em 1965 e a imagem de três anos antes tem a maioria dos jogadores do selecionado municipal que vieram a conquistar o único "caneco" do Torneio Municipal Cearense da crônica esportiva

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Ao relatar a histórica campanha do selecionado de Quixadá no Torneio Intermunicipal (1963) o professor e radialista Francisco Amadeu Ferreira também relacionou todos os jogadores campeões em texto complementar na postagem do audiovisual (21/4/2021).

O cronista digital Amadeu Filho fala dos detalhes da competição e das duas partidas finais da seleção de Quixadá, incluindo a decisão no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, a capital, 3 x 1 contra a equipe do município de Beberibe (12/1/1964).

Com o pormenor de que os gols da partida, incluso a semifinal (4 x 1) contra Sobral, e a lista dos jogadores, são descritos e lida, respectivamente, pela gravação documental sonora do falecido narrador e locutor Everardo Sobreira, da Rádio Assunção.

Na pesquisa para obter mais detalhes da competição amadora, principalmente da campanha do time de Quixadá, são encontradas a súmula ou ficha técnica do jogo final no jornal o Unitário da capital cearense, nosso próximo assunto desta série inédita.

Também foi encontrada uma fotografia em preto e branco do ano de 1962, no Blog do Zé Duarte, como sendo do Quixadá Futebol Clube (fundado em 27 de outubro de 1965), da mascote Canário pelas cores azul, verde e branco.

Entretanto o repórter acredita que Zé Duarte comete um equívoco, pois as temporadas não batem com os dois momentos históricos: o título da seleção um ano depois da imagem e dois anos antes do surgimento do clube.

Além disso na suposta escalação do QFC (acima) estão nove (!) jogadores que participaram da campanha do título da competição intermunicipal promovida pela Associação dos Cronistas Esportivos.

Os atletas da lista e da imagem: Albano, Mafia, João Ribeiro, Arara, Mariano, Perpétuo (o craque e artilheiro paraibano de Cajazeiras), Vicentinho, Zé de Melo e Zé Leônidas (salvo algum engano com os dois restantes).

Com o detalhe das ausências dos potiguares Severino Alves, o “Biro”, e “Chicão”, homem de linha. O arqueiro ainda defendendo o rubro-negro Clube Atlético Potiguar (CAP) e o segundo, como aspirante do ABC, entrando vez ou outra na equipe de cima.

 

FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

Unitário

Associação dos Cronistas Esportivos/CE

Amadeu Filho

Federação Cearense de Futebol

Luciano Gondim

Repórter Central

Zé Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário