Consulta

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O fanatismo pelo rubro-negro carioca no RN (II)


Outro pai potiguar escolhe nome de jogador e do clube para o filho

Sábado, 12 de abril de 2012. América 1 x 1 Potiguar. O clube da capital ganha o returno do Estadual. O zagueiro capitão Edson Rocha sai do banco de reservas e levanta a taça. No Estádio José Nazareno do Nascimento (Goianinha).

Enquanto o presidente alvirrubro, o deputado estadual Gustavo Carvalho, recebe do presidente da Federação, José Vanildo da Silva, um presente curioso, um relógio de parede com as cores americana, criado por um artista local.

O América atua com um time B, poupando os titulares para a primeira final do campeonato, contra o Globo FC, na quarta-feira (16), no Estádio Manoel Dantas Barreto (Ceará – Mirim). O alvirrubro de Mossoró encara o Globo na segunda, fechando o a etapa, no Edgar Montenegro (Açu). O Leonardo Nogueira estava interditado.

Classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, após eliminar a Portuguesa/SP, o Potiguar também joga com reservas. No clássico contra o Baraúnas atletas foram expulsos e um por cartão amarelo cumpriam suspensão.

O time mossoroense inaugura o placar. Sávio, então com 18 anos, aos 39. Foi o primeiro gol como profissional. O empate ocorre aos oito minutos da etapa final. Com o resultado o clube natalense fecha com 19 pontos, seis vitórias e um empate.

Contra o Globo do empresário e atual prefeito Marconi Barreto Sávio volta a marcar (12/1) e Odair empata para o clube de CearáMirim (3/2). Com equipes reservas no último jogo do segundo turno. A partida, atrasada da sétima rodada serve apenas para cumprimento de tabela.

O Potiguar finaliza a fase com 12 pontos e na terceira posição. Globo na quinta e concentra para a final do estadual contra o América. O Potiguar guarda energias para encarar o Santa Rita-AL pela segunda fase da Copa do Brasil.

Com equipes reservas, Potiguar e Globo FC empataram por 1 a 1 no último jogo do segundo turno. Sávio aos 12. O volante Odair aos três minutos da segunda etapa. A partida, atrasada da sétima rodada, serve apenas para o cumprimento de tabela, já que os clubes não almejavam mais nada. O Potiguar finaliza com 12 pontos na terceira posição. O Globo na quinta colocação.

O time do empresário e atual prefeito se concentra para a final do estadual contra o América. O Potiguar guarda energia para encarar o Santa Rita-AL pela segunda fase da Copa do Brasil.

Até então o atacante era um desconhecido. Mas em 18/4 o repórter Klenio Galvão (G1/RN) estoura o furo: - Com Flamengo até no nome, xará do ídolo Sávio trilha carreira profissional. Com a importante ressalva que a irmã mais velha quase se chamou "Flaminga".

Em 1995, ano do centenário, do Flamengo. Em meio ao auge do atacante Sávio, o "Anjo Loiro da Gávea", nasce Sávio Flamengo Almeida Dantas, o menino que se espelha no xará famoso para definir a posição. No mesmo fim de semana que marca o primeiro gol comemora o título do time de coração no Carioca contra o Vasco da Gama.

Ao repórter o pai Raimundo Nonato explica o inusitado: - Combinei com minha esposa que quando o menino nascesse ele teria o nome de Sávio e do meu time do coração. O problema é que, naquela época, o cartório não quis registrar o bebê porque tinha nome de time e encaminhou o pedido para um juiz. Por sorte esse juiz também era flamenguista e eu consegui a autorização para colocar o nome do Mengão no meu filho. Eu nem precisei pagar o registro.

Sávio Flamengo Almeida Dantas nasce em 3 de julho, na cidade de Apodi, a 342 quilômetros de Natal. É o mais novo de três irmãos. O mais velho recebe o nome do avô materno. A irmã Raíssa quase ganhou um "Flaminga" como sobrenome, mas a mãe Rainilda Guerra não concorda. A “honra” fica com o caçula. O casal, a exemplo da família caicoense, mora durante dez anos em uma casa com paredes vermelhas e pretas.

Já Sávio Bortolini Pimentel se torna comentarista da Rede RBS, afiliada da Rede Globo em Florianópolis. O craque capixaba foi revelado pelo time carioca e brilhou na Espanha (Real Madrid e Real Zaragoza). E fica surpreso e honrado com a homenagem. - No Espírito Santo já vi alguns 'Sávios', que ganharam o nome na época em que eu jogava. Mas Sávio Flamengo é a primeira vez. Sinal de que deixei algo de positivo no esporte.

O ex-jogador mora na capital de Santa Catarina e atualmente está focado no lado empresarial nas áreas financeira e imobiliária. Mantém uma empresa de agenciamento de novos jogadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário