Consulta

sábado, 19 de janeiro de 2019

A outra faceta do radialista Hélio Câmara de Castro


Adeus, Dr. Rô!

Walter Medeiros*
Jornalista

A vida nos reserva momentos marcantes, cujas lembranças se tornam um reviver feliz. Não se trata de achar que seria feliz sem saber. Era felicidade mesmo. O que não se sabia, era se depois existiriam momentos tão felizes quanto aqueles. Quero resgatar aqui lembranças dos anos setenta do século passado, quando a Rádio Cabugi levava ao ar um programa humorístico de excelente qualidade, produzido pelo jornalista José de Sousa. Eram cinco minutos diários, de uma discussão sensacional, entre um abecedista chamado Frasqueirino e um americano chamado Dr. Rô.
Frasquerino era um engraxate, cuja cadeira recebia diariamente o cliente importante, que sempre puxava conversa sobre o ABC Futebol Clube, procurando desqualificar o adversário. Muito esperto, Frasqueirino sempre tinha uma resposta, uma explicação e uma provocação, que deixavam o Dr. Rô nervoso, a ponto de querer partir para as vias de fato, e saía correndo atrás do adversário. As torcidas paravam tudo, prá escutar aquele programa, que ia ao ar por volta do meio-dia.
Apesar de ser tido como pedante, pela sua posição social, o Dr. Rô conseguia cativar o público e merecia o respeito de todas as torcidas. Não, somente, pela polidez do texto primoroso de José de Sousa, mas pela interpretação impecável, responsável e super profissional do famoso torcedor do América. Essa interpretação era feita pelo narrador, comentarista e cronista esportivo Hélio Câmara. Depois, tive a sorte de conviver com o Super-Hélio em outros órgãos e nos Sindicatos.
Pois nesta manhã de sábado recebemos a triste notícia da passagem de Hélio Câmara para outra vida. Foi – conforme cita Franklin Machado, fazer companhia a Assis de Paula, Ailson Bonifácio, José Augusto, Rubens Lemos e – acrescento – Wellington Carvalho e Adiodato Reis, entre tantos outros. Hélio Câmara, uma estrela que já brilhava por cá, e deixa um legado exemplar, de homem pacífico, vibrante, amável. Que ele tenha paz em sua nova vida.

*Do Facebook do autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário