Consulta

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (IV)

Panorama do bairro de Petrópolis com o Atheneu, mas sem o ginásio de esportes

O pequeno estádio e a sede: supostos pivôs do desabafo do antigo jogador

José Vanilson Julião

Para se compreender o contexto da época e da insatisfação do antigo jogador José Rodolfo de Lima é preciso retroceder dez anos antes da publicação da carta aberta.

O diário vespertino católico “A Ordem” (sábado, 29/1/1949) publica o tópico não assinado, “COISAS DA CIDADE”, em uma coluna, explicativo sobre o terreno no qual seria construído de fato o primeiro “estádio” do ABC.

- O veterano clube esportivo de Natal, que é, sem favor, o mais popular da cidade, pois ensinou ao Rio Grande do Norte o ABC do futebol está melhorando o seu campo.

Há anos aberto naquele cruzamento que leva ao bairro de Petrópolis, entre as ruas Seridó, Potengi, avenidas Afonso Pena e Rodrigues Alves, o campo do ABC Futebol Clube sempre foi um centro futebolístico de atração para a mocidade desta cidade.

Mesmo sem as instalações dos modernos estádios, sem muro, sem grama apropriada, o campo abecedista serviu sempre para o “bate-bola” da meninada, para o treino de clubes colegiais ou suburbanos. Não havia exigências especiais para nele se jogar. Bastava que estivesse vago e pronto.

Mas com o atual desenvolvimento da cidade, com o surgimento das modernas construções que naquele trecho se levantam, os diretores do tradicional clube resolveram murar o extenso campo, e talvez tenham planos de construir moderno estádio.

O fato é que, todas as manhãs, lá se acha o dedicado animador do ABC, que é, também sem favor, o doutor Farache Neto, examinando as obras, satisfeito em ver que o seu clube vem progredindo, com a ajuda de outros entusiastas do futebol natalense.

É uma boa iniciativa esta que tomam os diretores do ABC, pois assim a cidade ficará dotada de melhores campos para a prática de esportes, o que na verdade é muitas vezes mais preferível do que abrir casas de bilhares e outros jogos por mais inocentes que seja...

O jovem brasileiro precisa ao lado da boa educação moral-religiosa, de uma assídua assistência física, o que, dadas as parcas possibilidades do nosso governo, vai sendo compensada com as partidas de futebol, basquetebol e voleibol, completando-se com o remo e a natação.

E o ABC FC, melhorando o seu campo, está concorrendo para o fortalecimento da raça, pois disputar jogos de futebol ao ar livre, sob os raios solares, é preferível mil vezes do que a juventude viver enfurnada em salões de baile ou em “baiucas”.

N. R. – Esta crônica estava sendo composta, quando vimos, na edição de “A República” de hoje, uma nota do diretor do Departamento de Educação pleiteando uma parte da área destinada ao campo do ABC para o completo do terreno onde está sendo construído o majestoso edifício do Instituto de Educação.

Esperamos, assim, que fiquem conciliados os interesses das duas instituições, pois para isto, estamos certos, não faltarão elevada compreensão e patriotismo dos seus responsáveis.

DO BLOG: O prédio em questão seria o futuro prédio do Atheneu. Suspeita-se que o redator do artigo foi o próprio Vicente Farache Neto. Inclusive um amigo da crônica esportiva atual disse ao responsável pelo espaço que o jornal ligado a Igreja era “meio abecedista”. A afirmação tem algum procedimento, pois VFN, a partir de 1944, foi o principal redator esportivo de “A Ordem” durante algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário