Consulta

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

A equipe de futebol do abrigo "Melo Mattos" (II)

AA em evento social na
primeira metade dos
anos 60 na cidade de
Cerro Corá (Seridó)

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Ao visualizar a página "Estrelas da Atlântida e Vera Cruz" (companhias cinematográficas dos anos 40/60) com a minibiografia da cantora e atriz Lourdinha Bittencourt vi a menção ao asilo "Melo Mattos" e relacionei ao abrigo com o mesmo nome de Natal.

Apesar das nomenclaturas asilo e abrigo para as duas instituições, do interior paulista e da capital do Rio Grande do Norte, pode-se resumir como dois orfanatos.

E foi o nome de um mesmo patrono que despertou a curiosidade do repórter em fazer os esclarecimentos necessários sobre o histórico personagem tão falado pelo deputado federal e governador Aluízio Alves.

Mas antes, é obrigação, saber de quem se trata Maria de Lourdes Bittencourt (Campinas, 20/10/1923 – Rio de Janeiro, 10/8/1979), persona paralela neste relato, falecida com complicações de acidente vascular cerebral.

Abandonada ao nascer foi adotada pela professora de música Maria Bittencourt, que a estimula a desenvolver os dotes artísticos. Estreia no Cassino da Urca (Rio) como criança prodígio.

Em 1935 aparece nos filmes "Noites Cariocas". "Maria Bonita", "Cidade Mulher" (1936(, "É Proibido Sonhar" (1943), Moleque Tião (1943), Asas do Brasil (1947), “Obrigada Doutor”, “Poeira de Estrelas” (1948), “O Homem Que Passa” e “Não Me Digas Adeus” (1949).

Lourdinha Bittencourt em cena

Em 1949 gravou o primeiro disco com as músicas "Não Vale Recordar" e "Lenço Branco". Em 1952 casa com Nélson Gonçalves, com quem dois filhos e uma filha adotiva (de outro relacionamento do cantor) e a separação em 1959.

Integra a terceira formação do “Trio de Ouro”, substituindo a cantora Noemi Cavalcanti, ao lado de Herivelto Martins e Raul Sampaio. Uma das primeiras gravações foi a regravação de "Ave Maria no morro", sucesso com Dalva de Oliveira.

Em seguida o grupo é contratado pela Rádio Nacional até 1954. Com os rapazes esteve na Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Outros sucessos "Índia", "Negro telefone" (Herivelto Martins e David Nasser) e "Saudades de Mangueira".

Em 1957 Lourdinha passou por problemas de saúde que motivaram a saída do grupo. Em 1960 lanço o disco com "Ouvi Dizer" (Adelino Moreira). A partir de 1969 trabalha como atriz de telenovelas, estreando em "Rosa Rebelde". Em 1970 apareceu no elenco de "Irmãos Coragem". Em 1974 última participação na televisão com "Fogo Sobre Terra".


FONTES/IMAGENS

Adoro Cinema

Discografia Brasileira

Cerro Corá News

Elenco Brasileiro

Famosos que partiram

Filmow

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário