Consulta

domingo, 12 de outubro de 2025

Do interior paraibano ao futebol francês (XV)

"Zamba" é citado como participante do time de futebol de salão de "A União" organizado pelo gerente da sucursal da cidade de Sousa

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A União (8/5/1980) aparece com uma fotolegenda do time de futebol de salão organizado pelo correspondente em Sousa, Francisco Alves Cardoso, na qual estão o deputado estadual Edme Tavares e o presidente da Federação, Juracy Pedro Gomes.

Com as presenças dos atletas Neném e Francisco Abrantes, Adauto Ronaldo, Alberto Magno, Luciano Torres, José Francisco, Antônio Pinheiro e Edesio Vieira.

O diário (quinta-feira – 4/9) veicula outra imagem com legenda enviada pelo correspondente sobre o time de futebol de salão com o nome em homenagem ao impresso de João Pessoa. Agora com a menção ao antigo craque “Zamba”.

Um mês e dias depois o correspondente remete para a editoria do INTERIOR (página seis), edição da quinta-feira (9/10/1980), a seguinte reportagem: “Portuguesa vence time do Atlético”.

O jogo em Cajazeiras pelo “SERTANEJÃO”, competição amadora promovida pela Federação Paraibana de Futebol (FPF) termina 2 a 1 em favor do visitante. É a segunda vitória consecutiva sobre o time local e vale a conquista invicta do primeiro turno.

No último parágrafo é mencionado que o Atlético de Souza vence a seleção de Alexandria (2 x 1), no domingo anterior, com esta formação: Albanez, Aldijones, Dondon, Julinho, Dinarte, Zamba, Nêgo Di, Everaldo, Joaquim, Pan e Galeguinho.

A última menção ao “Zamba” vem do colunista Francisco de Assis Di Lorenzo Serpa também no centenário A União (sábado – 22 de março de 2025).

De importante é mencionado que ele participa do campeonato paraibano duas vezes (1976/77) e não três, como revelou o repórter com exclusividade.

Quando o articulista comenta a ascensão do Sousa Esporte Clube (fundado em 10 de de julho 1991: data de fundação da cidade), com três títulos paraibanos: 1994, 2009 e 2024/25. Além do Torneio Início (1994) e segunda divisão (1991).

Uma cronologia da história dos clubes amadores, profissionais e dos craques locais aponta que “Zamba” nasce em 1947. Falece aos 50 anos (1997). De Câncer.

Para encerrar a série o redator pesquisa as participações do personagem no Paraibano e no Torneio Seridó-Oeste.

Com participações do Corintians de Caicó, Potyguar de Currais Novos, Potiguar e Baraúnas de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário