Consulta

sexta-feira, 28 de julho de 2023

"Malena", a musa da música popular em duas línguas

José Vanilson Julião


Feita as apresentações das versões envolvendo o nome próprio "Malena", em duas línguas, espanhol e português, o blog disponibiliza as letras das quatro composições musicais, e não três como dito anteriormente.

O número cresce pelo esquecimento do redator em somar duas das versões em português, ambas interpretadas pelo cantor capixaba Roberto Carlos Braga (1962/63), com a do cantor paraibano Bartolomeu Silva, o "Bartô Galeno".

Contando com as três brasileiras e o tango argentino (1941) o total é definido em quatro.

A primeira cantada pelo Rei da Jovem Guarda é lançada (abril/1962) em compacto simples da Columbia (78 rotações por minuto).

Atualmente não consta no catálogo da gravadora Sony Music.

Para o conhecimento dos leitores todas são transcritas pela ordem de aparecimento.

 

TANGO (Homero Manzi/Lucio Demare)

Malena canta tango como ninguém

E em cada verso ele coloca seu coração

Um yuyo do subúrbio sua voz perfumada

Malena tem uma penalidade de bandoneon

Talvez na infância a voz de sua cotovia

Ele tirou aquele tom triste da música

Ou talvez aquele romance que só nomeia

Quando ele fica triste com o álcool

Malena canta tango com voz de sombra

Malena tem uma penalidade de bandoneon

Sua música tem o frio do último encontro

Sua canção torna-se amarga no sal da memória

Não sei se sua voz é a flor da tristeza

Só sei que ao rumor dos teus tangos, Malena

Eu te sinto melhor, melhor do que eu

Seus tangos são criaturas abandonadas

 

ROSSINI PINTO/FERNANDO COSTA (1962)

Malena eu sou um sofredor

Oh, oh, oh Malena eu quero o teu amor

Malena não posso mais sofrer

Oh, oh, oh Malena, sem ti não sei viver

Eu vivo triste amargurado assim

No mundo não existe

Quem sofra igual a mim

Oh, oh, oh Malena

Não posso mais chorar

Oh, oh, oh Malena

Eu choro por te amar

Declamado:

Malena eu sou um sofredor

Oh, oh, oh Malena eu quero o teu amor

Malena, não posso mais sofrer

Oh, Malena, sem ti não sei viver

Eu vivo triste amargurado assim

No mundo não existe

Quem sofra igual a mim

Oh, oh, oh Malena

Não posso mais chorar

 

BALADA (Roberto Carlos)

Malena querida

Eu te quero e ainda te amo

Te adoro e venero

Sou louco por ti

Malena querida

Relembro os momentos felizes

De alegria e ternura

Que ao teu lado vivi

Tentei em vão te esquecer

Sem conseguir contudo amor

Se mal te fiz foi sem querer

Pois eu te amo com fervor

Malena querida

Perdoa a minha loucura

Esquece o passado

E volta pra mim

 

ROMÂNTICO/BREGA (Bartô Galeno)

Malena esqueça baby meu bem

Quero ter você perto de mim

Os velhinhos querem acabar comigo

Ninguem vai tirar você de mim

É papo firme eu te amo te amo te amo

Eu estou apaixonado por você

O diamante cor de rosa minha senhora

É meu, é meu, é meu

Tudo que sonhei nada vai me convencer

Amigos, amigos e ciúmes de você

Não quero ver você tão triste

Você é linda não adianta nada

Não há dinheiro que pague

Ternura antiga



FONTES

Letras

Todo Tango

Vagalume

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário