Consulta

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Um encontro com o Brasil após 50 anos

José Vanilson Julião*

Valdir Julião, Franklin Jorge, José de Medeiros Brasil, Vanilson Julião e o editor Alexsandro Alves

4h7. Sexta-feira 27. Pela primeira vez em 40 anos de jornalismo. Com dois dias de antecedência. Tenho na mente como começar uma reportagem. A saber: o estopim para o encontro ou o tempo que não se viam.

Um deles soube do elo comum de amizade pela casualidade, coincidência ou probabilidade que a vida e destino, se existe, proporcionam.

Não lembro se antes ou depois do meio do ano passado, ao inserir em rede social um texto do "Navegos", um nome chamou a atenção de um participante.

O hilario artigo refere-se ao roubo de umas galinhas no município de Cerro Corá e se tornou importante pelo fato de um dos amigos ter lido o nome do então editor da revista eletrônica.

Este primeiro amigo residiu na cidade seridoense no tempo da minha infância, sendo um pouco mais avançado nos anos.

E na adolescência, como cunhado de um amigo do meu pai – respectivamente José Julião Neto e Arian Félix da Silva – foi companheiro juvenil do meu tio Luiz Julião Cavalcanti.

Este amigo saiu de Cerro Cora e foi companheiro escolar e cultural de Franklin Jorge no Açu no final dos anos 60.

Portanto, depois de cinco décadas e mais quatro anos de lambuja, sou testemunha do inusitado pelo tempo decorrido e especial reencontro com o contador José de Medeiros Brasil.

Na residência do primeiro. No Cidade Satélite.

Devo dizer que Brasil colocou uma faca no meu peito para que me fizesse presente.

Pois o encontro começou a ser programado com os contatos intermediários de segundo grau.

Este encontro, com minha abdicação, como parte interessada, passa a ser contada, nos próximos por uma testemunha ocular da história: o editor Alexsandro Alves!


*Original do site cultural "Navegos"

4 comentários: