Consulta

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Uma "Malena" para três composições diferentes

O paraibano Bartô Galeno começa a aparecer no concurso da Rádio Rural de Mossoró/RN

José Vanilson Julião

Compositor Homero Manzi

O esclarecimento da suposta apresentação de Roberto Carlos Braga na capital potiguar em 1963 e o desmentido de que a fotografia do Rei, feita um ano antes no Irajá Atlético Clube (Rio), não é registro da lenda em questão, serviu para o articulista detectar uma curiosidade envolvendo o cantor.

O artista esteve pela primeira vez no Rio Grande do Norte em Mossoró (1964) e somente se apresentou em Natal na noite da quinta-feira, 28 de agosto de 1966, quando já apresentava desde setembro do ano anterior um programa na TV Record, na capital paulista.

Ele começa a fazer sucesso para valer em 1962 com uma das músicas, "Malena", curiosamente o mesmo título de uma obra nos anos 40 de artistas de língua espanhola e nos anos 80 do século passado usado numa composição do cantor "brega" Bartô Galeno.

Acredito que essa é a primeira observação registrada na imprensa brasileira sobre está curiosidade. A mencionada composição faz parte de um disco compacto lançado no meio do ano de 1962, do qual faz parte outras três músicas, como a famosa "Splish Plash".

A primeira é o título do tango argentino. Letra do poeta Homero Nicolás Manzione Prestera (1907 - 1951) e música de Lúcio Demare (1906 – 1974). Reza a lenda que homenageia Malena de Toledo (?, 1916 – Montevidéu, 1961), de batismo Elena Tortorelo, vista cantando numa noite paulistana.

Musicista argentino Lucio Demare

Os personagens são citados por Felippe Anibal na crônica "A minha Malena" em um blog de Curitiba/PR (19 de abril de 2021) e por Thiago Rocha no artigo "Ecos da Canção Malena” (30 de setembro de 2016) em outro site.

A segunda composição do também capixaba cantor e jornalista Roberto Pinto (1937 - 1985) e carioca Fernando Luiz da Costa (10/8/1951) é a cantada pelo Roberto Carlos, a qual resulta em uma segunda versão, "Relembrando Malena", agora só com letra de R. Pinto, inserida em LP.

A terceira é a composta pelo cantor paraibano Bartolomeu da Silva (Sousa, 20 de maio de 1950), portanto prestes a completar 73 anos, mais conhecido como Bartô Galeno, mas que aos dez anos está morando em Mossoró, interior do Rio Grande do Norte e começa na Rádio Rural.

 

FONTES

Diário de Natal

Revista do Rádio

Dicionário Música Popular Brasileira

Emoções Roberto Carlos

O Inimigo

Plural

Todo Tango

Vagalume

Nenhum comentário:

Postar um comentário