Consulta

domingo, 18 de agosto de 2024

José Maria de Aquino guarda "placa" do América/RN (V)

Celso Martinelli com dois amigos, Júnior Brasil e Rafael Mendonça, nas Minas Gerais, em 2014

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Talvez por questão técnica a Tribuna do Norte – impressa pelo sistema linotipo (muda a partir de 1979) e o Diário de Natal em moderno “offset” (desde 1970) – não veicula chamada de capa sobre a entrega da “Taça Almir Albuquerque” antes de América 0 x 0 Fortaleza (quarta-feira, 13/11/1973).

Mas esta desculpa pode ser contestada pelo fato do jornal fazer a cobertura da partida no dia seguinte em pagina interna, sem mencionar de punho próprio, repito, sequer em uma linha, a inédita e importante conquista americana.

Ao passo que continua dando meia página da excursão do ABC com informes do narrador esportivo paulista de São Carlos, Celso Alcides Martinelli (nascido em 1946), da Rádio Cabugi (mesmo grupo).

Ou especula suposta inclusão do alvinegro no Brasileiro. Também. A má vontade era tanta que a chamada da primeira página foi esta (em três linhas):

- Havelange confirma ABC no Nacional e convida Danilo Alvim para o Canadá (com generoso texto de quatro parágrafos).

E ainda procura material de fora para diminuir a façanha. A prova: reproduz reportagem antiga neste do carioca “Jornal do Brasil” (segunda-feira, 12/11).

E sapeca como se fosse um alerta bem necessário na edição do dia 15 (portanto dia seguinte ao jogo): “Jornal do Brasil opina sobre América x Bahia: LE (loteria esportiva).

E segue: - Transcrevemos, abaixo, na íntegra, o que publicou o “Jornal do Brasil, em sua edição de segunda-feira passada, dia 12 do corrente...”

A notícia velha dispensável para aquele momento: - De Sergipe para baixo o América faz péssima campanha. Das Alagoas para cima a campanha é excelente.

Tanto que conquistou a Taça Almir, da revista Placar. Foi considerado o melhor time do Norte/Nordeste na primeira fase do Nacional...

Ainda: - Não perdeu para nenhum vizinho dos seus vizinhos. Apesar disso está praticamente desclassificado.

Seus dirigentes tem reclamado da imprensa local, que, segundo eles, não apoia o clube. Com certeza os cartolas queriam ver manchetes como “América invicto há 20 jogos.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário