José Maria Carqueja Fuentes defende o alvinegro e seleção da Liga em torneios nos anos 20
Carteira de Renato Pacheco (presidente da CBD) como sócio proprietário do fluminense |
José Vanilson Julião
11 anos antes de não comparecer a assembleia geral destinada a reeleição (primeira semana de julho de 1931) do presidente da Confederação Brasileira de Desportos, o médico gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Renato Pacheco, o antigo goleiro do ABC, José Maria Carqueja Fuentes, andava a trabalho na capital do Rio Grande do Norte.
Durante idas e vindas para a metrópole carioca, de onde veio, permanece ao menos três anos em Natal, pois há registros em que defende o arco do ABC em um torneio envolvendo América e Centro Esportivo Natalense no primeiro semestre de 1920.
Além da participação em torneio comemorativo ao Centenário da Independência no Recife, pelo selecionado da Liga de futebol local diante das representações de Pernambuco e da Paraiba (1922).
A pesquisa sobre o misterioso personagem indica que seria engenheiro, como relatou o falecido jornalista e pesquisador potiguar Everaldo Lopes Cardoso no livro "Da Bola de Pito ao Apito Final", considerada uma bíblia como fonte para detalhamento de informações a posterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário