Consulta

terça-feira, 2 de julho de 2024

A história do antigo goleiro "gringo" do ABC (V)

Depoimento da testemunha ocular da história coloca Carqueja Fuentes na roda dos eventos

José Vanilson Julião

Gil Soares atende Câmara Cascudo

Depois de mencionado desde o triênio 1920/22 na imprensa nordestina, especificamente no jornal potiguar "A República" e "Diário de Pernambuco", e por último no "Diário de Natal" (1981), o principal personagem da série, o arqueiro José Maria Carqueja Fontes, volta a ser citado na mídia da capital norte-rio-grandense em depoimento de Gil Soares de Araújo para o semanário "O Poti" (domingo, 4/9/1983).

Agora em reportagem de página inteira (16) da considerada edição dominical do Associado "Diário de Natal", ilustrada com duas fotografias posadas dos elencos alvinegro e do América/RN, é a reprodução do texto de Gil Soares de Araújo a pedido do escritor potiguar Luís da Câmara Cascudo para o segundo volume da obra "O Livro das Velhas Figuras".

No segundo parágrafo diz o potiguar então radicado no Rio de Janeiro: - Direi em linhas gerais o que soube, li, assisti ou vivi. Trata-se do período ingrato para os pesquisadores, quando os poucos e pequenos jornais da terra traziam raras e escassas notícias sobre a matéria...

"O futebol do R. G. do Norte até 1930". Eis o título da reportagem-depoimento de Gil Soares. Em que discorre sobre as fundações das primeiras ligas, dos primeiros clubes, dos craques e dirigentes pioneiros, como o citado militar Monteiro Chaves.

O redator destaca o último tópico do histórico e até então inédito depoimento: "OS MELHORES DO FUTEBOL" (assim mesmo em caixa alta). Quando são citados os craques, posição a posição, do goleiro ao ponta-esquerda, passando pela linha média, como se dia até os anos 50/60.

No meio de mais de uma centena de nomes são citados os arqueiros famosos da cidade: Carqueja de Fuentes e Jonatas Lisboa (ABC), José da Silva ("Cazuza") e Abel Viana (América), Firmino dos Santos (Centro e Alecrim), Ayta (Paissandu), Milton Sobral Correia (Sport Club Natal e América) e Domício Bezerra das Neves (Neném), aquele do Sport, América, ABC, Fluminense do Rio e seleção potiguar "Fantasma" de 1934, semifinalista do Campeonato Brasileiro de seleções estaduais.

QUEM ERA: Gil Soares de Araújo (Martins/RN, 10/11/1907 - Rio de Janeiro, 2005) foi promotor público, deputado estadual e federal (1950). Filho do desembargador Antônio Soares.


FONTES

A República

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

Jornal "A Verdade"

Câmara dos Deputados

Fundação Getúlio Vargas

Fundação José Augusto

Geni

Nenhum comentário:

Postar um comentário