Consulta

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Um craque potiguar no futebol maranhense (XXXI)

Montagem com o "Milionários" sulista

TIME DOS VETERANOS “MILIONÁRIOS” NATALENSE DESAPARECE DO NOTICIÁRIO LOGO DEPOIS DA ESTREIA EM PRELIMINAR

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Depois da estreia com vitória (5 X 1) e uma promissora e risonha entrevista do antigo centromédio do Santa Cruz, ABC e América, Antônio Acácio do Nascimento (pai do treinador Hélio Lopes), em que revela o desejo da compra do material, e a notícia de uma provável diretoria, o time de veteranos "Milionários" desaparece, como por encanto, do noticiário.

O redator acredita que o nome do time dos “endinheirados” antigos jogadores dos tempos áureos do amadorismo marrom ou do semiprofissionalismo tenha surgido como inspiração com o famoso clube homônimo da época da “liga pirata” ou “El Dorado” colombiano do final dos anos 40 meados da década seguinte, quando tinha no elenco conhecidos jogadores argentinos, como Alfredo Di Stefano, Nestor Rossi e Adolfo Perdeneras.

Até porque o conhecido “Milionários” dos anos 60/70 é fundado (1964) no Rio de Janeiro e transferido para São Paulo pelo fundador, um funcionário da TV Bandeirantes, o porteiro João Mendes Toledo. Com o falecimento deste assume o comando Marco Antônio Rodrigues (irmão do lateral da Portuguesa de Desportos, Corinthians e selecionado Zé Maria).

Marco Antônio como atleta passou pelo Timão, Paissandu, Noroeste (Bauru), Comercial (Ribeirão Preto), Internacional (Limeira) e Araçatuba, todos no interior do estado de São Paulo. Muitos craques de outrora desfilaram com o time na várzea. O mais famoso deles: Manoel Francisco dos Santos, o “Garrincha”.

 

FONTES

Diário de Natal

O Poti

Futebol das Antigas

História do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário