Consulta

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Marinho Chagas vestiu a camisa tricolor do Ferroviário/RN (II)

Rara imagem noturna do ABC, com Marinho, no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal/Fonte: Terceiro Tempo

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Não sendo aproveitado na equipe principal do Riachuelo na temporada de 1966 o "Diário de Natal" (quarta-feira, 12/07/1967) anuncia que Francisco das Chagas Marinho está com passe livre e pode ir para o Ferroviário. – O craque, irmão do volante Clodoaldo, dentro do estilo de marcador intransigente, não dava trégua à extrema.

No teste deixou ótima impressão com aprovação do treinador, o cearense Roberto Rufino Magalhães (acadêmico de Medicina e depois lotado profissionalmente no Açu), faltando apenas o sim do presidente, o cronista Aluízio Menezes de Melo, que, no ano anterior, indica o ponta-esquerda do Ferroviário, o pernambucano Lula, ao Fluminense.

Também noticia o jornal vespertino católico "A Ordem", surgido em 14/07/1935, e que deixara de circular em 1953, ressurgido como semanário em 1962, circulando, nesta segunda fase, até 1967. Um dia após o Associado: - Muito voluntarioso, não brinca em serviço, é um bom reforço para o 'Ferrim', que se ressente de um lateral-direito à altura.

A curta permanência (da segunda semana de julho e a primeira semana de outubro de 1967) é pautada por quatro registros da tumultuada passagem no tricolor da Rede Ferroviária pela coluna "A Revista dos Clubes", assinada pelo hoje desconhecido repórter Antônio Mariano, e no último deles (22/09): - Jácio Salomão substitui Marinho, "que não vinha atendendo às ordens do treinador, discutindo em campo com o adversário, entre outras coisas."

Na edição do dia 07/10 conclui: - O grêmio da estrada de ferro, sob o comando de Roberto Magalhães, está seguro da vitória de amanhã frente ao alvinegro, e para isto estreará o excelente centromédio Jácio em substituição a Marinho, que não vinha atuando bem.

Marinho estreia pelo Riachuelo em amistoso, um dos preparativos do retorno do América, e participa de 14 jogos oficiais, como lateral-direito ou esquerdo. Na segunda semana de setembro de 1969 foi emprestado ao ABC: atuou pelo Nordestão, em torneio amistoso e não participou do Estadual por ter atuado pelo RAC no primeiro semestre.

Após a temporada do ano seguinte, já titular, é repassado ao Náutico. No segundo semestre de 1972 chegou ao Botafogo e fez a primeira partida contra o Santos no Nacional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário