Consulta

domingo, 26 de novembro de 2023

"Esquerdinha" defende o América após sair do Rival

O paulistano Sérgio Depercia, o "Esquerdinha", ao lado do ponta-esquerda Burunga

José Vanilson Julião

Atualmente nem o mais fanático, fiel, curioso e atento torcedor, das antigas e novas gerações, talvez não saiba que o atacante paulistano Sérgio Depercia (15/9/1943), o "Esquerdinha", defendeu outro clube natalense.

Encerrada a temporada de 1969 e com ele dispensado do ABC no começo do ano seguinte aparece um "Esquerdinha" treinando no Alecrim, apesar de provável que seja o mesmo que perdeu o gol "feito" nas finais do Estadual.

O certo é que em abril o presidente Dilermando Machado americano nega o interesse na contratação do mesmo "Esquerdinha" do ano anterior ao "Diário de Natal". Deixando a especulação da imprensa em banho maria.

Entretanto na primeira semana de junho o atleta aparece treinando um tempo no América na cidade de Macaíba e já sendo projetada a escalação em um clássico contra o alvinegro pela competição regional (sábado, 20).

Fora esta partida ele estaria escalado, também para a atuação de meio tempo, segundo o jornal, para um jogo contra o extinto tricolor Ferroviário (quarta-feira, 24). Mas a permanência dele na agremiação da Rua Rodrigues Alves não dura 30 dias.

É dispensado um dia após o 1 a 1 contra o Alecrim (domingo, 5/7), pois não teria se adaptado aos métodos de trabalho do falecido preparador físico José Maria Pinto (da Escola Técnica Federal), e que, por curto período, chegou a treinar o elenco principal.

Portanto, de concreto, apenas a participação em único jogo. Os demais carecem de informações e dados precisos: os jornais estavam mais preocupados em fazer a cobertura da primeira Copa do Mundo no México. Principalmente pela campanha brasileira.

No currículo, além do Central, Santa Cruz, ABC e América de Natal, constam passagens pela Portuguesa de Santos (1965), Tuna Luso Brasileiro de Belém (1966/68), América (1968) recifense e Clube de Regatas Brasil (1968/69). Um autêntico andarilho.

ABC: Gaspar, Erandir, Piaba, Cidão, Ivan Matos, Floro, Izulamar, Alberi, João “Galego” Almeida, Esquerdinha e Burunga.

"Esquerdinha" é o segundo agachado no Tricolor do Arruda depois de sair do Central de Caruaru


FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Diário de Pernambuco

Cacá Medeiros Filho

Gol de Placa

No Ataque

Súmulas Tchê

Nenhum comentário:

Postar um comentário