Selecionado da Bahia venceu a primeira, perdeu a segunda e ganhou a terceira contra São Paulo |
José Vanilson Julião
Na primeira semana de abril deste ano o agitador cultural Carlos Frederico de Oliveira Lucas da Câmara, o poeta "Astral", me desafiou e encomendou uma pesquisa inédita sobre o goleiro Domício Bezerra das Neves (1913 - 1980), o "Nenê".
Que pertenceu ao quadro conhecido como "Seleção Fantasma do Norte", após chegar a semifinal de uma antiga competição nacional entre os estados.
Procurei e não achei, mas acabo encontrando imagem do selecionado baiano, responsável pela eliminação dos potiguares em Salvador.
Primeiro na página "Futebol Nordestino" em rede social (Facebook).
Depois em um site ou blog da capital baiana, que relata pouca coisa da nona edição do amador Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais (1934), promovido pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos).
A campanha do selecionado tricolor potiguar: 4 x 1 PB (7/1), 4 x 2 PE (21/1), RN 4 x 2 CE (28/1) e RN 3 x 5 BA (4/2).
Para os baianos marcam Pelágio Lemos (quatro) e Raul, descontando para os potiguares o cearense Francisco Rodrigues ("Xixico"), o norte-rio-grandense João Acioli da Silva ("Cabo João" e Glicério, egresso do futebol mossoroense, mas com carreira desde 1930 pelo América de Natal.
O selecionado baiano torna-se campeão contra São Paulo: 4 x 2 (4/3), 2 x 3 (8) e 2 x 0 (11).
O "onze" da final: De Vecchi, Popó, Bisa, Mila, Guga, Gia, Bentinho, Bayma, Guarany, Novinha e Almiro.
Na outra competição semelhante, promovida pela "profissional" e não considerada oficial, um erro, pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), não filiada a FIFA, o campeão foi São Paulo com o Rio de Janeiro vice.
FONTES/IMAGEM
Campeões do Futebol
Federação Internacional de Estatísticas de Futebol
Futebol Nacional
Gazeta de Natal
Jornal da Grande Natal
Memórias da Fonte Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário