Consulta

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (XXXVI)

Hoje só existe o prédio principal da estrutura. Sem as piscinas, anfiteatro e as quadras de tênis

Os “caçadores” do América Futebol Clube

José Vanilson Julião

A relação do oficialato do 29º. Batalhão de Caçadores pelo antigo Almanaque Laemmert – editado no Rio de Janeiro desde o século XIX – registra detalhe desapercebido pelos pesquisadores: dos 13 graduados e superiores dois deles tem relação com o América.

O mais conhecido é o primeiro-tenente Everardo Barros e Vasconcelos, diretor-técnico pelo menos nos dois primeiros anos da diretoria eleita para o quadriênio 1928/31, assim como zagueiro bicampeão nas temporadas 30/31.

O segundo é o tenente e falecido general Júlio Perouse Pontes (Salvador, 31/3/1889 – Recife, 28/6/1953), de fundamental importância na história americana, pois faz parte do grupo que contribuiu decisivamente para a aquisição do terreno das sedes americanas.

A primeira (1945/48) e a segunda, construídas no mesmo quarteirão, compreendido entre as ruas Rodrigues Alves, Maxaranguape, Campos Sales e Ceará Mirim, no bairro do Tirol (na área então chamada Cidade Nova), na Zona Leste de Natal.

São responsáveis pela compra do quadrilátero ao Estado (governo Juvenal Lamartine de Faria) o presidente José Gomes da Costa (presidente) e o vice-presidente Júlio Perouse Pontes (exercia a presidência com a licença do titular por assumir promotoria pública em Caicó).

Também com participações pelas assinaturas das promissórias Orestes Silva, Clóvis Fernandes Barros e Omar Lopes Cardoso (parente do jornalista esportivo Everaldo Lopes Cardoso). Todos citados “emprestaram” o dinheiro e não quiseram ressarcimento (nove contos de réis em 21 de maio de 1929).

Carreira militar e política

Ele fez parte da junta governativa, por seis dias (6 a 12/10/1930), depois da queda do governador Juvenal Lamartine, antes de assumir o primeiro dos cinco interventores federais, pela ordem:

"presidente provisório" (como então se chamava o chefe do Poder Executivo estadual) Irineu Joffily (então secretário de Segurança paraibano apoiado por Café Filho e empossado em 22/11), Aluízio de Andrade Moura, Hercolino Cascardo, Bertino Dutra da Silva e Mário Leopoldo Câmara.

Praça em abril/1918 (Escolar Militar do Realengo - Rio de Janeiro) é aspirante-a-oficial da arma de infantaria (janeiro/1922). Em fevereiro está no 24 BC (São Luís), sendo promovido a segundo-tenente em abril, permanecendo na capital maranhense até agosto.

Transferido em outubro para o 21º BC (Recife) é primeiro-tenente em setembro do ano seguinte, sendo removido em novembro para Natal. Em agosto/1924 atua no 26 BC (Belém), retornando em novembro do mesmo ano para Natal, onde fica até julho/1932.

Na Revolução integrou as forças rebeldes da Paraíba que ocupam Natal sob o comando do major Luís Tavares Guerreiro. Vitorioso o movimento revolucionário, participa — após a deposição de Joaquim de Carvalho Filho, governador em exercício, da junta governativa.

Promovido a capitão (fevereiro/1933) em maio concorre a Assembleia Nacional Constituinte pelo Partido Popular/RN, ficando na suplência. Entre fevereiro/maio de 1934 volta ao 21º BC e deste mês a julho atua no 22º BC (João Pessoa).

Adido à 7ª Região Militar (Recife), janeiro/março de 1936, nesse último mês foi designado para a Escola de Armas (Rio), permanecendo até julho e realizado curso de infantaria.

De volta a São Luís (agosto/36 a março/3 é comandante da corporação (maio/37 a fevereiro/38). Promovido a major (outubro/1942) em janeiro do ano seguinte foi removido para o 18º Regimento de Infantaria (Salvador), permanecendo até agosto como comandante de batalhão.

Em outubro seguinte é comandante no 4º RI (Duque de Caxias) até abril/1945, sendo transferido para a 2ª RM (São Paulo), é adido até dezembro. Em março/1946 segue para a 28ª Circunscrição de Recrutamento (Belém), com promoção a tenente-coronel (março/1948).

É coronel (setembro/1952). Em dezembro deixa a chefia da 28ª Circunscrição de Recrutamento. Era casado com Iolanda Cavalcanti Perouse Pontes.

 

FONTES

Blog Jota Maria

Câmara dos Deputados

Calangotango

Cultura Natal.com

Escola de Governo/RN

Fundação Getúlio Vargas

Gazeta de Natal

O Potiguar

Tribunal Regional Federal

Wayback Machine

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário