Consulta

sábado, 3 de junho de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (XXXIII)

Futuro americano enfrenta selecionado da Liga potiguar

José Vanilson Julião

No torneio do Centenário da Independência (Recife) a delegação potiguar conta com 18 pessoas (quatro dirigentes), sendo 14 jogadores, entre eles listados reservas Rui Santiago, João Maria Furtado (único que não joga) e José Rodolfo de Lima.

A embaixada paraibana chega no mesmo dia na gare do Brum (quarta-feira, 13/9). Um pouco menor: 17 pessoas. Com dirigentes (quatro), representantes da imprensa (dois) e jogadores (11). A composição do vizinho Estado:

tenente Cícero Correia (presidente), Mirocem Navarro (secretário), doutor José Lyra (orador), Manoel de Oliveira (representante da Liga), Gilvando Pessoa (representante da imprensa oficial: “A União”) e Trajano Chaves (jornalista de “O Norte”).

Atletas: tenente Alfredo Quintela, Alfredo Pinto, Aurélio Sá, tenente Everardo Vasconcelos, Álvaro Teixeira, Aurélio Rocha, Antônio Vale Melo, Joaquim Brandão, Adolfo Reis, Oscar de Almeida e Armando Gomes.

O quarto jogador do escrete da Liga paraibana está em negrito de propósito. Trata-se do futuro atacante, diretor de futebol (1927/29) do América Futebol Clube e bicampeão potiguar (1930/31).

Este importante detalhe, do futuro general Everardo Barros Vasconcelos, carioca, desaparecido em 1970, é revelado pela primeira vez na imprensa norte-rio-grandense.

Ele é homenageado como patrono do pequeno estádio inaugurado em julho/1972. A partir dos anos 90 é nome de rua no bairro Pajuçara, na Zona Norte.

Ao lado do estadinho do bairro de Capim Macio (Zona Sul), em agosto/1973, é inaugurada a Pousada do Atleta Renato Teixeira da Mota, o paulista "Neném".

Esta é mais um historinha paralela a ser esmiuçada na próxima postagem.


FONTES

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

Blog do FM (Flávio Marinho)

Jornal da Grande Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário