Consulta

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Novo técnico do Goiás repõe na cena antigo treinador do América/RN

Contratação de Armando Evangelista faz imprensa goiana relembrar Graciano Acosta Torres

José Vanilson Julião

Em reportagem sobre a contratação do português Armando Evangelista, 49, que estava no lusitano Arouca, o diário matutino "O Popular" (Goiânia) diz que ele é o segundo estrangeiro a comandar o elenco do alviverde Goiás.

Evangelista (treinou o Vilafranquense, Penafiel, Varzim e Vitória/Guimarães), chegou no dia 9 de junho para substituir o interino Emerson Ávila, que havia substituído Guto Ferreira em abril, retorna à função de auxiliar técnico.

A informação partiu do jornalista Jorge Nicola. Ele chega após terminar o Campeonato Português em quinto lugar e classificar o Arouca pela primeira vez para um torneio internacional, a Liga Conferência, terceira competição mais importante, atrás da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

O PRIMEIRO

Jornalista Jaime Câmara

O impresso, inclusive fundado pelo potiguar Jaime Câmara (Jardim de Angicos, 1909 – Goiânia, 1989), relembra que o primeiro treinador de um dos quatro grandes do estado foi o uruguaio Graciano Acosta Torres, em duas passagens (1951/52 e 58/59), totalizando 31 partidas (oficiais e amistosos).

Graciano Acosta foi alvo de uma série de reportagens (23 postagens) deste JORNAL DA GRANDE NATAL, na qual é relatada os antecedentes dele no futebol uruguaio e brasileiro. Primeiro como jogador (centromédio ou volante) com atuação no Grêmio, São Paulo, Santa Cruz/PE e Ferroviário/CE nos anos 30/40.

No América Acosta passou pela primeira vez em 1939/40, mas também jogou pelo menos uma vez, em amistoso contra o Centro Esportivo em Mossoró. Retorna somente como treinador em 47/49. A terceira passagem acontece no segundo semestre de 1954, quando substitui o húngaro Steban Hory.

NA PARAÍBA

Depois que saiu do alvirrubro natalense (terceira passagem) Acosta seguiu para o futebol paraibano, quando fez trabalhos para o Auto Esporte (João Pessoa) e o Rio Tinto, do município do mesmo nome na vizinhança da capital.

Em 23 de janeiro de 1955 ele é o treinador do alvirrubro Auto Esporte em amistoso contra a seleção de Rio Tinto, famosa pela fábrica de tecidos da família Lundgren, oriunda da Suécia, de onde sai o primeiro prefeito com a emancipação política.

Diz “O Norte”, surgido no começo do século XX e na ocasião já pertencente aos Diários Associados, sobre o uruguaio: - ... possivelmente já sobre a orientação deste formidável técnico, a mais recente e sensacional conquista do futebol da Paraíba.

Dia 4 de fevereiro, como um relâmpago, é anunciado pelo jornal como treinador do Rio Tinto para amistoso contra o selecionado do município de Timbaúba. O quadro aurianil (amarelo e azul) de Acosta vence por 3 a 0. Informa o correspondente José Waldemir de Carvalho.

Ao que parece Acosta, inconstante, fica pulando de galho em galho, como “freelance”.

Dias depois está treinando o Tabajaras (Mamanguape) 5 x 1 Portuários (Cabedelo), cidades atualmente localizadas na região metropolitana pessoense.

No mesmo mês surge o boato de que estaria de malas prontas para o Fluminense de Feira de Santana, interior baiano. Divulgação do cronista Otinaldo Lourenço (Rádio Tabajaras).

Posteriormente noticiário sobre retorno ao Auto com a saída repentina do Manoel Conrado do Nascimento (falecimento em 2011 no Ceará), o “Dengoso”. Nota “Última Hora” (3 de abril de 1956).

O vai e vem do estrangeiro é confirmado pelo jornal no título e subtítulo de reportagem sequencial: - O técnico Acosta está em experiência. “Já preparou quadros no interior do nosso Estado.”

Na primeira semana de agosto (9) ele, que se encontrava no Treze (Campina Grande), declina convite para ser auxiliar técnico do selecionado paraibano segundo as manchetes: - Infelizmente não poderei aceitar o cargo a que me indicam como ajudante técnico...”

A entrevista sensacional com a negativa em auxiliar o treinador titular, Eurivaldo Venâncio Guerra, o “Vavá”, o quase eterno treinador do Botafogo paraibano entre os anos 50/60, é concedida ao repórter Barbosa Gomes. Na última aparição de Acosta nas páginas da mídia Associada.

 

O centromédio Acosta é o sexto em pé durante excursão do São Paulo ao Nordeste em 1937

FONTES/FOTOS

Diario do Nordeste

O Norte

O Popular

Arouca

Cidade de Salvador

Bahia Notícia

Globo Esporte

Sao Paulo

Jornal da Grande Natal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário