Consulta

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Uma viagem fantástica! (Quinta Parte)

José Vanilson Julião

Palmira Wanderley colabora na "Página Infantil"

No final dos anos 40, pela soma dos endereços dos anunciados pela imprensa na seção “Telegramas retidos”, um já descrito nesta série e mais dois destinados a Geraldo Amâncio (1945) e Elviro Dantas Cavalcanti Braga (1946), constata-se que o núcleo habitacional da Vila Lustosa está em franco desenvolvimento desde 1942.

A expansão é corroborada, também, pelas ocorrências descritas anteriormente, envolvendo o endereço da venda de uma residência, o falecimento de uma moradora, um terreno, e a referência a uma casa de onde saiu um popular para ser enganado ou assalto nas redondezas.

Só nesta relação totaliza-se seis edificações residenciais. Com o detalhe interessante que emerge destas situações genéricas.

Um núcleo familiar aparece em “A Ordem”. A família Trigueiro, ocupante do imóvel 51. Na “Página Infantil” (terça-feira, 27 de janeiro de 1948), uma nova atração e serviço do vespertino ligado à Igreja.

O “Suplemento do Boletim Católico” – uma alusão ao programa radiofônico transmitido pela Rádio Educadora de Natal (REN)/Poti com apresentação do padre Francisco das Chagas Neves Gurgel – responde cartas dos leitores sorteados com brindes.

Os agraciados são orientados a procurar os prêmios na Rua General Osório 205: Maria do Socorro Gurgel (moradora do Alecrim), Ilma Luiza de Oliveira (Juvino Barreto, 278), Francisca Barbosa Tinoco (residente na Coronel Estevam 1594) e Enderbegue Trigueiro (Vila Lustosa, 51).

- Zenaide, pode arranjar gente. Quero ver a sua folha de papel repleta de assinaturas. Reze para você e suas irmãs serem contempladas. Mande notícia.

Eis a resposta a uma cartinha assinada pela criançada Trigueiro: Carlos Eugenio, Zenaide, Getúlio, Gileno, Maria Auxiliadora, Elita, Lúcia, Endebergue, Endemburgo, Liane e Vanda Lustosa da Câmara (guardem estes nomes. Vão aparecer na série!)

O incrível está para acontecer. A edição de 17 de fevereiro anuncia dois sorteados: Eudesmar Lima da Silva (Hermes da Fonseca, 588, Tirol) e Zenaide Trigueiro é sorteada pela terceira vez! “Boa sorte. Seu primo já foi sorteado uma vez”, diz o responsável pela página (Fernando de Oliveira).

A “Página Infantil” tinha entre os colaboradores o padre Eymard L’Eraistre Monteiro e a poetisa e escritora Palmira Guimarães Wanderley (1894 – 1978).

 

FONTES/FOTO

A Ordem

Letras In.Verso/Re.Verso

Nenhum comentário:

Postar um comentário