Consulta

sábado, 10 de junho de 2023

Uma viagem fantástica! (Sétima Parte)

José Vanilson Julião

Apesar das conjecturas o redator não sabe explicar com exatidão a motivação dos anúncios de vendas das casas da Vila Lustosa, ao saírem das páginas de “A Ordem” para o “Diário de Natal”, passar a ser mais detalhados, inclusive com o valor do imóvel.

Outro pormenor importante, que aparece pela primeira vez no jornal Associado (quinta-feira, 19/8/1948), é a Rua Iris (voltará a ser assunto), nome oficial para o endereçamento de correspondências destinadas aos moradores da já conhecida vila.

Por conta da troca ou aluguel “baratíssimo” do número 23, o mesmo que pertencia a senhora que ruma ao Rio de Janeiro. Com entrada pela José de Alencar. Até o local da negociação muda de lugar: agora no primeiro andar, sala 105, do Edifício Bila (Ribeira). Das 8 às 10 da matina.

Já na edição de 23 de agosto o mesmo imóvel reaparece com o valor de venda: Cr$ 15 mil. Para efeito de comparação: casa na Voluntários da Pátria (27 mil cruzeiros); outra na Rua Santo Antônio (60 mil), proximidades da secular e barroca Igreja do Galo.

Em setembro o 23 cai de valor: 13 mil. Mesmo com facilitação no pagamento. E oito meses após as reclamações dos ‘problemas’ divulgados pela imprensa católico “O Diário” (quarta-feira, 10/11) estampa nota com o conhecido apelo: “Com vistas à Prefeitura” (mas minúsculas). Parece até atual...

- ... Providências ao senhor prefeito a fim da extinção das levadas existentes naquela artéria motivadas pela chuva. Afirmam os reclamantes que essas levadas estão agora servindo como depósito de lixo, prejudicando também o trânsito de automóveis, que no momento não é possível trafegar na citada rua. Apontando os mesmos os atropelos por que passam em vista do estado deplorável da vila, disseram que não poder os automóveis trafegar, recentemente uma senhora em estado grave foi levada em uma cadeira até o auto que se encontrava distante para daí alcançar o hospital.

Oscar Homem de Siqueira

“DN” (sexta-feira, 25 de março de 1949). “Movimento no Pronto Socorro”: - Carlito Pereira Costa, de 17 anos de idade, motorista, residente à Vila Lustosa, com contusões no punho e pé direito, devido choque de veículos na Avenida Rio Branco.

Joaquim Homem de Siqueira























“Crônica Social” (29/7): o casamento do funcionário do IAPTEC Jorge Marinho de Almeida (f ilho de Benjamim e Eleonora Furtado Marinho e Leila Siqueira Cavalcanti (filha do magistrado Joaquim Homem de Siqueira Cavalcanti – Recife, 1857/Natal, 1995 – e Elisa Martins Siqueira). Com ato civil na casa do padrinho do noivo, Oscar (filho de Joaquim), um dos fundadores do América. O casal fixa residência na Vila Lustosa e recebem cumprimentos.

 

FONTES/FOTOS

A Ordem

Diário de Natal

Jota Maria

Tok de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário