Consulta

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Segundo quadro do ABC em ação contra o primeiro Potyguar

A Praça Pedro Velho era assim no princípio do século XX. Passagem de burros com anacoretas.

José Vanilson Julião

Um ano e cinco meses após a fundação o elenco secundário do alvinegro entra em campo, no final de dezembro de 1916, para enfrentar o time principal do Potyguar Futebol Clube.

O primeiro clube de futebol com este nome era então mais velho que o alvinegro, pois surgiu seis anos antes ao lado do Natal Futebol Clube.

Potygyar, com Ypsilon mesmo, e o Natal são considerados pelo redator o primeiro clássico natalense, pelo número de jogos ou match-treinos envolvendo as agremiações pioneiras em 1910.

Ambos aparecem com poucos dias de diferença, entre maio e junho deste ano. E durante o primeiro e segundo semestre entram simultaneamente em atividade.

O jogo do alvinegro acontece a partir das sete horas do domingo (10). No “field” (campo) da Praça Pedro Velho, conforme anunciara na edição do sábado anterior o jornal “A República”.

Na terça-feira centenário impresso – desativado pelo governador Geraldo José Ferreira de Melo – veicula a resenha sobre o histórico jogo:

- Intensamente disputado, havendo bonita combinação de passes, admiravelmente feitos pelos jogadores do Potyguar, que, embora muitos jovens, enfrentaram com denodo a fortaleza do A. B. C., conseguindo honrar as cores do seu club, terminando o primeiro tempo pelo “score” de 1 x 1.

O placar final: 3 x 2 em favor dos abedecistas.

E também já foi assim, nas primeiras décadas do mesmo século, com poucas casas e o bondinho


FONTES/FOTOS

A República

Fatos e Fotos Natal Antiga

Tok de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário