Consulta

domingo, 7 de janeiro de 2024

Reserva de Garrincha em Natal antes do Botafogo (II)

De alvinegro passou a tricolor

O clube mineiro pelo qual Neivaldo Pinto de Carvalho joga na capital potiguar

Com apoio do coronel-engenheiro da Força Aérea, Dirceu de Paiva Guimarães (guardem este nome!), a Associação Atlética Asas é fundada (3/1/1950) em Lagoa Santa.

Com o poder do cargo no "Pama" o oficial Dirceu Guimarães - comandante do Parque de Material Aeronáutico no município - passa a reforçar o elenco do alvinegro, conhecido como "Morcego da Lagoa", o melhor time amador das Minas Gerais.

Para isso promete trabalho na antiga fábrica nacional de aviões aos amadores da região metropolitana de Belo Horizonte, entre os quais o atacante Neivaldo (Venda Nova, 9/11/1933 - Saquarema/RJ, 13/5/2006), ex-juvenil do Cruzeiro da capital.

Vence o primeiro jogo contra o Lagoa Santa Esporte Clube (4 x 1), quando forma parceria com Sete de Setembro de BH, então lanterna no turno dos profissionais de 1951 e este acaba em terceiro lugar na competição de primeira divisão.

Profissionalizado é campeão do Torneio Início (1952) derrotando Atlético e na final o Cruzeiro. Em 1954 recebe convite da CBD para jogo-treino contra o selecionado que vai a Copa do Mundo (Suiça).

Em oito campeonatos termina em quinto (1953), quarto lugar (1954), um oitavo no primeiro ano, três anos na sétima posição e uma em 11o. lugar. Encerra a participação no Mineiro em 1959 (eliminado na primeira fase).

Após o licenciamento houve uma tentativa de ressurgimento com o taifeiro Itamar Félix (1/7/1994).

Finalmente após 40 anos é reorganizado (17/6/1999) por Dartagnan Fernandes dos Santos.

Desde setembro de 2008 tem como sede duas salas (administração e "sala dos espelhos" com os troféus e o memorial) na Rua Tom Jobim, no bairro Morada das Lapinhas. (JVJ)

 

NOTA DO REDATOR

Somente depois da primeira postagem percebi. A data (domingo, 7) coincide com a numeração da camisa sete botafoguense, que se tornou famosa com Garrincha.

Assim como aconteceu com a 10 de Pelé (Edson Arantes do Nascimento) no Santos e no selecionado nacional.

Outra coincidência: o ano de nascimento de Neivaldo é o mesmo de Garrincha.

 

FONTES/IMAGEM

Revista "A Semana Esportiva"

Esporte Nacional

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

História do Futebol

Tardes de Pacaembu

Asas/Facebook

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário