Consulta

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Um treinador americano chamado Natal Jesus (I)

Elenco do Internacional de Porta Alegre campeão citadino da temporada de 1934

Antigo zagueiro do Internacional e Flamengo começa como técnico na Região Nordeste

José Vanilson Julião

Natal Jesus

Em reportagem anterior foi publicada (30/8/2023) uma fotografia do Guarani de Sobral (1955), no interior cearense, com o treinador gaúcho Natal Jesus Correa de Lima (Porto Alegre, 25/12/1914).

A dúvida levantada na ocasião era a possibilidade de ser o mesmo técnico vindo do Ceará para o América de Natal. Agora o confronto de fontes e cruzamento de dados confirmam que se trata do mesmo profissional.

O pesquisador paulista Carlos Roberto Ribeiro ainda aponta uma passagem dele como treinador do Nacional cearense em 1958, mas logo depois segue carreira de árbitro de futebol no futebol do vizinho estado.

Assim como no Rio Grande do Norte. Com registros de atuações como apitador ou auxiliar (bandeirinha) no turno, returno e terceiro turno, sendo as três últimas em novembro de 1960.

Natal Jesus aportou em Natal no primeiro semestre de 1954, mas é substituído pelo húngaro Esteban Hory, que, por sua vez, cede o cargo ao uruguaio Emiliano Graciano Acosta Torres, na quarta passagem americana (1939/40, 47/49).

Ele começou a carreira no Internacional da capital gaúcha (1934/36), passou pelo Flamengo (37/39), Santos (40/41), América do Recife (42/44), Botafogo de Salvador (1945) e Fortaleza (1947/51)

A passagem dele pelo futebol cearense foi lembrada pelo menos duas vezes, nos últimos anos, pelo colunista Tom Barros. Também era figura recorrente do falecido jornalista potiguar Everaldo Lopes Cardoso.

Conquista torneios citadinos porto-alegrenses e campeonatos estaduais pelo clube colorado.

A dificuldade em confirmar a identificação do antigo futebolista se deve ao fato de constar nas fontes eletrônicas o nome incompleto.

Com omissão, geralmente, do Corrêa e somente constando Natal Jesus de Lima. Ou só Natal Jesus nos impressos.

Uma outra fonte, além de omitir o de Lima, no lugar de Corrêa põe Gomes. Mas os nomes dos clubes e data de nascimento não deixaram dúvidas.

Mais uma formação com o detalhe de Sylvio Pirillo, que passou pelo Flamengo e Botafogo cariocas


FONTES

Almanaque do Fortaleza

Blog do Marcão

Diário de Natal

Diário do Nordeste

Diário de Pernambuco

Tribuna do Norte

O Poti

1909 Em Cores

Bruxo Tricolor

Fla Estatísticas

Futebol e Outras Histórias

Súmulas Tchê

Vovôpedia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário