Consulta

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Um "Tuta" vestiu a camisa vermelha do América (V)

José Walter Fernandes enfrenta o Santos com Pelé no “Juvenal Lamartine”

José Vanilson Julião

A imagem original assinala placar e frase no muro preparando terreno para o "Castelão"

Como todo craque das antigas que se preza “Tuta” também tem suas recordações importantes.

Se a memória falha recorrer aos guardados (fotografias com companheiros, adversários famosos e recortes de jornais).

Uma das relíquias é a foto original com as formações do América e do Santos por ocasião do amistoso no Estádio Juvenal Lamartine (12 de dezembro de 1971).

Amorim

Além das reportagens do dia anterior, informando a preliminar ABC x Alecrim, e após o jogo com arbitragem de Jader Correia da Costa e os gols: Amorim 35, Edu 44 e Pelé 46/2 (falta).

América: Jairo, Ivo, Cláudio, Duda, Pimentel, Osmar, Zé Gobat, Bagadão, Tuta (Zé Roberto), Petinha, Tóia e Amorim. Treinador: João Paulo de Oliveira (Ponte Nova/MG, 24/6/1928 – 10/5/2006), o “Pinguela”.

Santos: Cejas, Orlando Lelé, Paulo, Oberdan, Rildo, Léo Oliveira, Dicá (Nenê), Jáder, Edu, Pelé e Ferreira (o cunhado do Rei). Treinador: Mauro Ramos de Oliveira (Poços de Caldas, 30/8/1930 – 18/9/2002).

Pinguela

América x Peixe: sete jogos com cinco derrotas, um empate e uma vitória (seis jogos oficiais e o amistoso).

No caso dos elencos estão perfilados lado a lado. No círculo central do campo, da turma americana na imagem, “Tuta” é assinalado a lápis, sendo o segundo depois do goleiro (camisa clara).

O leitor atento também pode verificar e identificar que o último atleta é o conhecido João de Deus Gondim Teodósio, o ponta-direita Bagadão.

O autor do gol americano: João Fidélis de Amorim (Fortaleza, 21/10/1949): Fortaleza, Tuna Luso, América, Paysandu, Moto Club e Sport Belém (1979).

Em 2016, quando me encontrava em recuperação de acidente doméstico na cidade de Açu/RN, o falecido publicitário Joacir Medeiros, sócio da Dumbo Publicidade com o jornalista Cassiano Arruda Câmara, me revelou que a promoção com o alvinegro paulista deu prejuízo.

Talvez foi por isso que a renda e o público não tenham sido divulgados.

FONTES

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Acervo Santista

Acervo Santos

Diário do Peixe

Fatos e Fotos de Natal Antiga

Globo Esporte

O Gol

Santos FC

Arquivo pessoal (José Walter Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário