Consulta

sábado, 5 de agosto de 2023

Volante é o quarto uruguaio na história do ABC

Com a camisa alviverde do Racing

José Vanilson Julião

As manchetes todas idênticas. No reboque da confirmação oficial pelo alvinegro. Começo da manhã desta sexta-feira.

A chegada do volante Agustín Rodríguez da Luz (18/5/2000) para cumprir contrato até o final de 2024.

O 14º reforço da temporada veio do Racing (Montevidéu), alviverde fundado em 1919, com 24 jogos e a conquista da Segunda Divisão.

O atleta disputa vaga com Nathan Melo e Jean Martim, outros volantes contratados na janela, além de Wallace, Jean Patrick, Wellington Reis e Gustavo Hebling.

MEMÓRIA


O primeiro uruguaio a ser contratado pelo ABC foi o treinador Luiz Comitante (16/12/1912) com passagens por clubes amazonenses e maranhenses.

Mas com o currículo recheado como o técnico estrangeiro número 12 do Santos Futebol Clube.

Ele veio do Ceará no começo de junho de 1957. Com intermediação do comentarista Barbosa Filho e o presidente Ernani Alves da Silveira.

Nos anos 60 está treinando a seleção de El Salvador ou os clubes Marathon, Bronco, Juventude e Desportiva Vida.

O segundo uruguaio no alvinegro, mas dentro de campo, foi Danilo Nuñes Menezes (Rivera, 17/2/1945), alvo de magistral biografia do jornalista Rubens M. Lemos Filho.

Luiz Comitante

"O Último Maestro" (2001), soberba definição biográfica, começou no Oriental da terra natal.

Passou pelo Nacional da capital, Vasco da Gama (1965) e veio para o ABC como o principal reforço para a estreia na primeira divisão do campeonato nacional (1972), permanecendo até sair para o Botafogo paraibano (1980).

O italiano da Calábria Raphaele Graniti (Castrovillar, 4/1/1954), radicado em Santa Catarina, é o segundo treinador estrangeiro (anos 90), mas não deixou saudades.

 



FONTES

Revista do Esporte

ABC

Jornal da Grande Natal

O Gol

Sindicato dos Atletas

Graniti com a camisa do Caçador/SC
NOTA DE ÚLTIMA HORA:
Mais uma vez o competente e atento jornalista e escritor Kolberg Luna Freire de Lima socorre o redator de imediato como leitor fiel das histórias inéditas publicadas no blog.
Desta vez ele relata a contratação do uruguaio Pedro Alvarez, com sete partidas e nenhum gol pelo Estadual e Copa Nordeste em 2019.
Também informa sobre a contratação de um quinto estrangeiro, o chileno Boris Sagredo, com 19 partidas e nenhum gol nas seguintes competições: Estadual, Copa Nordeste e Série C. Na mesma época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário