Consulta

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Givaldo em "banda de lata" no futebol pernambucano

Selecionado pernambucano representou o Brasil depois dos gaúchos e baianos

Seleção/PE: Edson, Zequinha, Waldemar, Clóvis, Zé Maria, Givaldo, Traçaia, Biu,
Paulo, Geraldo e Elias

José Vanilson Julião

Apesar do redator ter visto pelo menos um dos personagens nas pesquisas que realiza há alguns anos, somente agora constata, realmente, a existência de pelo menos quatro jogadores com o mesmo nome de guerra no futebol pernambucano.

Graças ao levantamento para compor o perfil e a carreira do defensor Givaldo Batista de Oliveira, que passou, comprovadamente e pela ordem, no América/PE, América/RN e Campinense/PB.

O primeiro e provavelmente um dos mais conhecidos pela interessante história, é o Givaldo Bezerra Cordeiro, defensor do Clube Náutico Capibaribe, convocado para a seleção pernambucana que representou o Brasil no Panamericano de 1959.

O segundo, como não poderia deixar de ser, é o nosso principal personagem nas últimas postagens, o zagueiro e lateral Givaldo Batista de Oliveira, que, de 1977 a 1982, com interrupções, faz seis vezes pelo América recifense.

Os gols foram marcados a partir de 1980 (quando ele retorna do empréstimo ao clube potiguar).

Sendo quatro isolados em igual número de jogos e dois numa única partida contra o Ferroviário do Recife (o antigo Great Western até a metade dos anos 50).

O terceiro é o zagueiro José Givaldo Correia da Silva Filho, do Sport, entre 1988/96.

O quarto, coincidentemente, também vestiu a camisa americana alviverde, assim como aconteceu com o segundo “player” da lista.

Givaldo Francisco da Penha, nascido em Paulista (Grande Recife), vestiu a camisa alviverde em 2010 e encerra a carreira do Ferroviário do Cabo.

E olhe que na lista deixo de incluir um jogador com o mesmo nome, que jogou no Uberaba e Clube de Regatas Brasil, do famoso acrônimo CRB.

E um Givaldo, goleiro, de apelido “índio”, do Botafogo de João Pessoa, capital paraibana...

 

FONTES

Diário da Manhã

Diário de Pernambuco

Blog do Mequinha

Blog do Sorrentino

Cassio Zipolli

Lenivaldo Aragão

O Gol

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário