Consulta

domingo, 18 de fevereiro de 2024

O terceiro grande jogo internacional do JL

Depois de ABC 1 x 4 Romênia (fevereiro/1968) e Alecrim 1 x 0 Ramplas Júnior do Uruguai (julho do mesmo ano) é a vez do combinado ABC/América 0 x 0 Alianza Lima (Peru).
O terceiro jogo é descrito, o antes, durante e depois, com maestria no capítulo 54 (“Internacionais”) do livro “Juvenal Lamartine – Primeiro Estádio Minha Versão”,
São seis páginas (382/386) dedicadas aos antecedentes do emergente selecionado peruano e seus astros que eliminaram a Argentina e foram para a Copa do México (1970).
Mas, do livro de autoria do jornalista e colunista da “Tribuna do Norte” lançado ano passado, o blog retira mais o que interessa no momento: o desenrolar do jogo.

Erivan Varela Barca

Rubens Lemos Filho

... Na sexta-feira, 12 de fevereiro de 1971, Alberi chamou a atenção dos peruanos pela leveza na condução da bola e na precisão dos dribles. Nem tomou conhecimento de Perico Leon.

O goleiro Erivan foi o herói da noite, que levou, no máximo, 2.500 pessoas ao JL. Defendeu um pênalti cobrado pelo famoso Zegarra (veja adiante), aos 31 minutos do segundo tempo.

A dupla de zaga, Edson (ABC) e Cláudio (América), marcou Perico Leon com base na antecipação, saindo-se bem.

O astro internacional quase marca um gol de placa ao limpar na meia-lua e bater de curva, bola triscando a trave de Erivan.

Perico León – e não o contrário -, fez questão de cumprimentar e elogiar Alberi. “Bom jogador. É para qualquer time sul americano”. Alberi não se pronunciou...

Nota da Redação: o volante Alejandro Víctor Zegarra Salé (Chincha/Peru, 18 de março de 1940) tem no currículo passagens pelo Alianza Lima (1958), Melgar e Deportivo Bata (1980).


FICHA TÉCNICA
América/ABC 0 – 0 Alianza
Árbitro: Luís Meireles da Silva/RN
Renda: Cr$ 13.325,00
Combinado: Erivan, Preta, Anchieta (Edson) (Candido) (Duda), Nino (Gobat), Erivan II, Zé Maria "Bozó" (Zezé), Alberi, Gilson Lira (Zé Ireno) e Josenildo (Burunga). Treinador: Caiçara
Alianza: Salinas, Gallegos, Barreto, Gonzales (Marins), Lara, Perico Leon, Zegarra, Baylon (Demetrius), Rubinos, Afonso (Binha) e Martinez. Treinador: Jaime de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário