Consulta

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Os bons companheiros do atacante Gilson Lira (final)

O goleador "Bife" (circulado) no Mixto Esporte Clube de Cuiabá (capital do Mato Grosso)

"Bife" no Comercial/Campo Grande

José Vanilson Julião

Depois do pernambucano Alberi José Ferreira de Matos e do goiano Ruiter Jorge de Carvalho o terceiro e último companheiro de ataque citado pelo falecido atacante abecedista Gilson Lustosa de Lira é o emblemático José da Silva Oliveira (Vera Cruz/SP, 28/9/1949 – Cuiabá/MT, 16/2/2007), o “Bife”.

O currículo: Comercial de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Nacional (Manaus), São Bento (Sorocaba), Futebol Clube do Porto (Portugal), Mixto (Cuiabá), Belenenses (Lisboa), Brasília, Operário (Várzea Grande/MT) e União Rondonópolis, pelo qual jogaram Ruiter e Gilson.

O apelido aparece aos 12 para 13 anos. Em Aquidauana, onde foi morar, a mãe preparava e entregava 150 marmitas por dia para os soldados de um quartel. E a entrega era em três viagens numa velha camionete de um tio.

O menino viajava atrás segurando as marmitas para qure a comida não derramasse. Um dia abre uma delas marmitas e comeu o bife de cima do arroz e do feijão. Ficou a alcunha da comida ao ser descoberto. Mas sem perder o emprego.

José da Silva Oliveira, o "Bife", aposentado

Dizem que atuou em 12 clubes, como o Atlético Mineiro e XV de Novembro (Piracicaba) e marcou 674 gols ou 720. Foi quatro vezes artilheiro do campeonato estadual.

Sumaya Huntar disse que o pai "não dava espaço para o cidadão José da Silva Oliveira e sempre teve dificuldade em aceitar a aposentadoria de jogador. Vivia diariamente o personagem Bife.”

Vítima de cirrose hepática passou em três hospitais: Pronto Socorro Municipal, hospital Universitário Júlio Muller e o Hospital Jardim Cuiabá.

Deixou a esposa Regina, 34, uma filha de sete anos, e, do primeiro casamento, mais cinco filhos.

O futebol deu alegrias, mas não fortuna. Ganhou casa popular da prefeitura de Várzea Grande e tinha um Chevette branco 1986. E só.

Em 31 de janeiro de 2022 ganha, ao lado de outros dois lendários jogadores locais, uma estátua no Estádio Eurico Gaspar Dutra.

"Bife" no FC Porto


FONTES/IMAGENS

Belenenses Ilustrado

Blog do Dressler

Blog do Paulinho

Cassilândia Notícias

Esporte Ágil

Estrelas do FCP

Gazeta Digital

O Gol

Olhar Conceito

Olhar Direto

Prefeitura de Várzea Grande

Record/Portugal

RDNews

Só Notícias

Terceiro Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário