Consulta

sábado, 10 de fevereiro de 2024

A origem nordestina do atacante abecedista Gilson Lira

Gilson Lustosa de Lira já escritor

José Vanilson Julião

O leitor que acompanha esta série especial leu na primeira das duas entrevistas colhidas na rede, disponibilizadas no começo da sequência, e viu que o antigo centroavante do ABC (1971) Gilson Lustosa de Lira declina a admiração pelo pai João Lyra (com "y") quando questionado pelo entrevistador do site gaúcho "Súmulas Tchê".

João Bezerra de Lira, pernambucano de Carpina, chegou em Natal em 1941, e logo foi convidado a ser zagueiro do alvinegro, pelo qual o filho veio a vestir a camisa 30 anos depois, já vindo do Rio de Janeiro.

J. B. de Lira, conhecido como o "Joãozinho" do ABC casa com Maria José Lustosa em Natal (terça-feira, 5/9/1944), cujo "consórcio" chega ser notícia na página esportiva do diário vespertino católico "A Ordem".

A nota, provavelmente, teria como autor o responsável pelo noticiário esportivo da mídia do Centro de Imprensa ligado à Igreja. Neste caso, mera coincidência, o antigo faz tudo do ABC.

O bacharel em Direito Vicente Farache Neto. Que seria também autor de outra nota com pseudônimo “Cruzmaltino”, no ano seguinte, da primeira suposta despedida de Lira. E não se viu mais detalhes.

Cinco anos depois, aí sim, realmente acontece a despedida definitiva de Joãozinho da capital potiguar. Em outubro de 1950.

Quando embarca no vapor Comandante Ripper para o Sul, instalando-se no município de Cachoeiras do Macacu (região metropolitana do Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário