Consulta

segunda-feira, 24 de março de 2025

Cantor paulista na despedida europeia de "Caiçara" (IV)

"Caiçara" com o clássico bigodinho e a sobrancelha característica é o segundo após o
goleiro do clube português Vitória de Guimarães no final dos anos 50 começo de 60

Caricatura de "Caiçara"

MEMÓRIA: Site português disponibiliza acervo com cinco dezenas de imagens com o brasileiro

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O mais completo acervo fotográfico da carreira do lateral-direito Francisco Gomes Barbosa (1932 – 2013), o “Caiçara” – não poderia ser de outra forma – é encontrado em um site dedicado ao clube português Vitória de Guimarães.

O “Glórias do Passado” (sexta-feira, 13/12/2007) disponibiliza imagens dele tanto no começo da trajetória no Clube Náutico Capibaribe (Recife) quando no Vitória. Ficou até difícil e duvidoso, tamanha a diversidade das fotografias, escolher algumas para ilustrar a reportagem.

No blog do lusitano Alberto de Castro Abreu estão disponíveis 54 fotos: dos times, ele isolado ou ao lado dos companheiros em delegações durante as viagens, inclusive para amistoso no continente africano em 1959, já com a camisa branca do Vitória.

Para compor o texto sobre o brasileiro contou com a colaboração do pesquisador pernambucano Lucídio José de Oliveira, médico, aquele mencionado pelo jornalista Lenivaldo Aragão como colaborador da biografia escrita pelo filho do falecido treinador.

Uma importante revelação vem de um comentário de internauta, o qual esclarece que “Caiçara” não jogou pelo Salgueiros ao sair homenageado do Vitórias, mas em outro clube da segunda divisão portuguesa, o Futebol Clube Filgueiras, que havia subido da terceira divisão.

Diz o desconhecido ou não identificado comentarista: - O antigo Filgueiras veio da “Divisão Associação de Futebol do Porto” e o Caiçara esteve como jogador-treinador na época 1965/66, sendo campeão distrital da segunda divisão, subindo o clube azul-grená.

E continua: “Ele ficou famoso na terra do pão de ló de Margaride pelo potente arremate e ficou para sempre lembrado no livro “Futebol de Filgueiras – Nas Fintas do Tempo (1932/2005)” do historiador Armando Pinto (edição do autor e esgotado).

"Caiçara" de terno como treinador, no começo da nova carreira, do time suplente do Vitória


FONTES/IMAGENS

Diário do Nordeste

Jornal do Commercio

O Povo

Fortaleza EC

Glórias do Passado

Minha Torcida

Nenhum comentário:

Postar um comentário