Consulta

quarta-feira, 19 de março de 2025

Quem foi o real campeão do interiorano em 1966? (XVII)

Antonio Pinto de Medeiros

Conheça mais um pouco e algo mais do orador oficial do Sport Club Internacional, agremiação de futebol amador idealizado pelo desportista Francisco das Chagas de Souza.

Isadora Morena*

O pai, FRANCISCO CALIXTO DE MEDEIROS, homem do povo, fora um dos defensores de Mossoró no frustrado ataque de Lampião (13/6/1927). Afirma o escritor Raimundo Nonato que veio rapazinho do Amazonas. Na II Guerra presta o Serviço Militar em Natal.

Em 1949 APM publicou o primeiro livro de poemas, “Um Poeta a Toa”, do qual envia três versões para os jornais. 1951: publica “Rio do Vento”, bem avaliada por periódicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A originalidade das obras se destacando. Chegando a ter publicações na revista luso-brasileira Atlântico. Fruto disso foi a forma inovadora que desenvolvia um gênero surrealista com temas sombrios, voltados à melancolia, e adotando um estilo único de “sonetos invertidos”.

O soneto é construído em 14 versos, divididos em com estrofes, as duas primeiras com quatro versos, e as duas últimas três. No ‘Soneto à Toa’ preserva os 14 versos, mas inverte a ordem das estrofes: as duas primeiras em três versos e as últimas em quatro.

Até mesmo o poema menos sisudo, ‘Poema por Demais Explicativo’, tem um semblante austero em alguns momentos”, explica o pesquisador Victor Hugo Azevedo. O escritor mossoroense Dorian Jorge Freire, em prefácio na re-edição do “Rio do Vento”: “anti-acadêmico demais”.

“No Atheneu as aulas nada ortodoxas contava causos pitorescos e anedotas. Não reprovava e mandava fazer trabalhos em casa. Numa prova da redação o tema era ‘Um Pingo d`água’, um aluno apenas escreveu ‘Afoguei-me no pingo d´agua’, recebeu a nota máxima”, relata o professor e escritor João da Mata Costa (Overmundo).

Tarcísio Gurgel comenta em livro que, durante uma festa, Antônio Pinto tirou Zila Mamede pra dançar. Ele deu conselhos valiosos que, aparentemente, mudaram um pouco a percepção da jovem. Numa das obras Zila traz dedicatória para o autor”, aponta Victor Hugo.

"Penso que deixou um legado de ousadia e de coerência, como profissional e crítico”, destaca a filha caçula do segundo casamento, Nagel Medeiros.

Em 1954 arriscou candidatura a deputado estadual (pelo PSD) sob o lema “Vote em Antônio Pinto de Medeiros um que é capaz de discordar”. A candidatura falha, contudo, não o fez desistir de influenciar pessoas próximas a entrar no meio.

A filha do primeiro casamento, a médica Maria da Saudade Medeiros Braga, foi prefeita em Nova Friburgo (Rio de Janeiro). Além dela, o filho e neto de APM, o deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ).

 

SONETO À TÔA

A morte ha de vendar-me os olhos rebelados

E me transformará, com um riso de mofa,

Numa velha caricatura boschimana.

 

Passarei do ser ao não ser e o encantamento

De outras paisagens vai fazer de mim

Um confuso turista de outras vidas.

 

Plantar-me-eis pobre e nu como nasci.

E ao primeiro dia voltarei, com o tempo.

As chuvas serão prodigas e a terra avara

E sábia não fará brotar a semente inútil.

 

Nascerão flores e os ciprestes vetustos

Hão de cumprir a missão de matar o tédio

Da imobilidade e do silêncio atroz,

Embora eu desejasse música para violinos.

 

*Para o site "Brasil de Fato" (8/11/2019) e condensado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário