Consulta

sábado, 29 de março de 2025

O arqueiro do gol inaugural do estádio "Castelão" (VII)

Equipe bicampeã do América é surpreendida pelo Racing (Rocas) na segunda rodada do
campeonato juvenil (1969), mas mesmo assim o alvirrubro é tri no final. O redator reconhece o atacante currais-novense Gomes (terceiro agachado) e o zagueiro "Pilão" (quinto em pé).

O goleiro "Biro" passou pelo América,
Atlético e jogou nos rivais Palmeiras
e Racing do bairro das Rocas

Os antecedentes do goleiro “Juca” no clone do famoso clube argentino: Racing do bairro das Rocas

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O alvo e azul Racing se apresenta no Torneio Início (domingo, 2/3/1969) com o goleiro João de Deus de Souza ("Juca").

Resultados: 0 x 1 Atlético, 0 x 0 América e 0 x 0 ABC. A competição foi dividida em dois grupos. Classificam-se para a final América 1 x 1 Riachuelo. Alvirrubro campeão nos tiros livres.

O clube do bairro das Rocas (Zona Leste) participa do campeonato estadual pela primeira e única vez como campeão da segunda divisão amadora (recém terminada no começo da temporada).

Na estreia (domingo 16/3) contra o Alecrim (1 x 0), Galdino 77 (pênalti), quem está como titular é o goleiro “Biro”, vice-campeão potiguar pelo Clube Atlético Potiguar (1962).

O arqueiro Severino Alves (“Biro”) havia começado no América/RN e passa ao rubro-negro com o licenciamento americano em março de 1960. Também joga no rival do Racing, o Palmeiras, como atesta a fotografia.

“Juca” reaparece no campeonato juvenil: 2 x 1 América. Após vencer o Alecrim (primeira rodada) surpreende o bicampeão da categoria (tri no final). Na temporada de 1970 “Juca” está no Ferroviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário