Consulta

segunda-feira, 24 de março de 2025

Cantor paulista na despedida europeia de "Caiçara" (II)

Os jogadores Joãozinho, Lucinho e Alísio com o treinador pernambucano Francisco Barbosa Gomes, o “Caiçara”, campeões pelo Fortaleza (1969)

O cantor de sambas e boleiros Chico Egydio

MEMÓRIA: quem foi o artista paulistano que entrou em campo e se apresentou na homenagem ao boleiro

JOSÉ VANILSON JULIÃO

“Uma referência especial para o cançonetista brasileiro Francisco Egídio, que alegrou o jogo, revelando até primores de execução...”

Foi o penúltimo parágrafo da reportagem de um jornal português reportando a despedida do defensor pernambucano Francisco Barbosa Gomes (1932 – 2013), o “Caiçara”, após seis temporadas no Vitória de Guimarães.

O cabo da Aeronáutica Francisco Egydio (São Paulo, 17/1/1917 – 17/10/2017) começa a carreira (1950) e no rádio da capital paulista (1951).

Lança o primeiro disco compacto (1953) interpretando sambas com acompanhamento da orquestra do maestro Nozinho. O primeiro “bolachão” veio três anos depois.

Iintérprete de marchinhas de carnaval, como "Simbora Nós Dois" e "Me Dá um Gelinho Aí", morreu de falência múltipla dos órgãos e foi sepultado no cemitério do Tremembé. Tinha mal de Alzheimer.

Deixa viúva, Raphaela, quatro filhos, nove netos e uma bisneta. A missa de sétimo dia foi na terça-feira, na igreja Nossa Senhora Salete, em Santana (SP).

 

FONTES/IMAGENS

Folha de São Paulo

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

Futebol Nordestino

Instituto Memória Musical Brasileira

Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Sosamba

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário